Dicas de banho e tosa para Yorkshires

2 ago

 

A bonita pelagem é um dos charmes dos yorkies , porém é preciso ter consciência de que para manter o pelo saudável e bonito são necessários cuidados diários .

ESCOVAÇÃO:

Deve-se escover diariamente para que não forme nós.

1- Utilize um spray como este para ajudar a desembaraçar os fios.

2- Para pentear , use sempre uma escova de cerdas longas e lisas ( cerdas de aço) . Trabalhe das pontas para o centro, mas sempre com movimentos de cima para baixo. Se necessário use os dedos para desembaraçar nós mais complicados, às vezes a tesoura pode ajudar com alguns nós mais difíceis de tirar.

3- Finalize passando um pente em toda a pelagem.

TOSA:

A tosa pode ser feita de várias maneiras para facilitar a escovação. Alguns yorkies tem a pelagem mais macia , que requer ainda mais cuidados , pois costuma formar nós com mais facilidade. Nesse caso é interessante levar o cãozinho a um tosador profissional . Pode-se optar pela tosa filhote,  mais curta e mais fácil de cuidar . Este tipo de tosa  elimina a manutenção diária que pode ser dolorosa , caso se formem muitos nós.

BANHOS:

Os banhos podem ser dados 1vez por semana , se feitos com muita frequencia podem ocasionar problemas de pele. Só leve o animal para banho em Pet Shop após completar as 3 doses de vacinação , e  procure um local onde você possa ver o procedimento. De preferência  leve sua escova, escova de dentes, pasta de dentes, toalha e objetos pessoais .

PERFUMES:

Somente as específicas para cães são permitidas, as colônias para humanos podem provocar alergias.

 
 

FINALIZANDO:

Não se deve cortar os pelos do canto do olho do yorkie, aparar pontas de pelo ou tosar a orelha inteira, nem cortar franjinha ou bigode. Os terriers precisam do pêlo no rosto – são sua camuflagem e proteção.

Uma vez por mês deve-se fazer a tosa dos pêlos da ponta da orelha, onde 1/3 da orelha deve ser tosada . Para fazer a ” chuquinha” , puxe delicadamente os pelos da lateral de um olho  até o meio da cabeça do yorkie.  Faça o mesmo do outro lado . Use um elástico para prender as duas partes e finalize com um lacinho.

Fonte Fonte Fonte

12 Respostas to “Dicas de banho e tosa para Yorkshires”

  1. Christiane Figueiredo 02/08/2010 at 3:51 pm #

    Oi Bianca!

    Aqui no Sweet Angels, eu uso a escova da marca Hindes, profissional. É uma escova de cerdas em aço, sem bolinhas.
    E quanto ao pente de aço, uso um da Oster.
    Apesar de não ser muito barato, você terá produtos de qualidade e que irão durar muuuito!
    Você poderá encontrar esses produtos no seguinte site: http://www.propetoster.com.br
    Bjo, Christiane Figueiredo

  2. venesa 21/02/2011 at 4:45 pm #

    Adorei as dicas. Tenho um york e tento cuidar o máximo possível. Mas não sei o que fazer, pois tive um período atormentado e não pude fazer a escovação diária, crianram muitos nós, levei a pet e ela cortou alguns com a tesoura, não ficou feio, e deixei pra não machucar ele. Mas os pelos dos olhos foram cortados e só depois eu descobri que não podia, e agora não sei o que fazer, será que deixo crescer??/
    Se puderem responder fico grata.

    • Bianca 21/02/2011 at 6:43 pm #

      Oi Venessa!
      Quando vc não puder escovar diariamente seu yorkie, o ideal é mesmo tosar curtinho, assim não formam nós e ele não sofre. Já os pelinhos dos olhos não dá para saber exatamente o que ela fez pela sua descrição… se forem aqueles pelinhos dos cantos internos dos olhos, um pouquinho é normal cortar para não irritar os olhos..
      Se for os pelos de cima dos olhos, tem gente que mantem curto para nao fazer o lacinho, aí é mais questão de gosto mesmo ! O que não dá é ficar com os pelos em cima dos olhos, atrapalhando a visão né! bjo !

  3. Lis 30/01/2012 at 9:37 pm #

    Gostei muito do blog! Meu york tem as orelhinhas caídas, dias desses pedi que o tosassem um pouco, e para meu espanto meu Cookie veio com uma tosa igual a do poodle. Como é difícil encontrar um lugar onde saibam tosar um York!

  4. Thalita 02/02/2012 at 12:30 pm #

    Olá, Gostei muito das dicas…
    Moro no Rio de Janeiro e aqui é muito quente e reparei que minha York vive se molhando o veterinário me indicou passar maquina 10 no pelinho dela…=/ Tenho muito cuidado com o pelo dela passo um ótimo shampoo e condicionador escovo todos os dias e tenho muita dó de tosa minha pequeninha…. Vc tem alguma dica para o meu caso??? Obrigada!!!!

    • Bianca 04/02/2012 at 11:37 am #

      Oi Thalita!
      Sua york vive se molhando como?
      Qual é sua dificuldade, não entendi mto bem a sua duvida!

  5. Carla 20/02/2012 at 2:22 pm #

    oi eu estou pensando em comprar um york e queria saber, de quanto em quanto tempo eu tenho que tosar? obs: gosto mais da tosa filhote.

  6. bruna 14/03/2012 at 1:07 pm #

    adorei esse site tem tudo

  7. bianca 15/03/2012 at 3:02 pm #

    ola,eu gostaria de saber o que posso fazer para que os bigodes de meu york cresça lindo e perfeito?? obrigada.

  8. renata 19/03/2012 at 5:23 pm #

    qual a tossa melhor pra um yorksharie eu tenho um e nao queria corta ele tam baicho queriaum corte q ficase legau nele gostaria q vc me mandase algumas fotos de corte de yorksharie

  9. tailise raquel martins 22/04/2012 at 1:23 pm #

    como faço para acabar com as pulgas da minha york ,ela e filhote.

  10. ju 10/05/2012 at 7:35 pm #

    meu cachorrinho é´macho não posso colocar laçinho o que faço com os pelos dos olhos ta muito grande ja que falam que não pode ser aparado por que protejem os olhos ?

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 763 outros seguidores

