Yorkie macho ou yorkie fêmea?

13 ago
Machos não são melhores animais de companhia do que fêmeas ou vice-versa, mas existem diferenças importantes entre o comportamento de cada um que devem ser levadas em conta na hora da decisão por um animal. Mesmo que você planeje castrar seu amiguinho, é importante considerar certas características , já que elas continuarão presentes no cão, apesar de não tão pronunciadas.

  

MACHOS

Geralmente são maiores do que as fêmeas e comem mais. São mais pesados, mais altos e mais fortes do que as fêmeas. Em raças pequenas como yorkies  a diferença será de alguns centimetros a mais na altura, e maior diferença no peso. Tendem a comer mais do que fêmeas .

Yorkies machos não costumam se socializar bem com outros machos. Isso será ainda mais evidente se houver outras fêmeas na área que estejam no cio.Um yorkie macho geralmente irá formar uma ligação com uma pessoa, enquanto fêmeas tendem a criar laços com várias pessoas. Tendem a se desenvolver sexualmente mais rápido do que as femeas, e podem vagar pela rua , já que podem sentir o cheiro de fêmeas no cio mesmo há muitos km de distância. Se não ficarem fechados em casa, podem sumir por vários dias , em busca da fêmea. Castrar seu yorkie irá minimizar este problema, além de manter sempre portões e portas fechados, é claro.

Machos podem apresentar comportamentos de demarcar território e montar em outros cães. Quando castrados os níveis de testosterona começam a baixar,  e a maioria destes comportamentos tendem a desaparecer. Machos castrados com aproximadamente 5 meses  nem chegam a levantar a perninha para fazer xixi.

O Macho se torna bastante possessivo com relação à fêmea – mesmo com humanos. Esta pode ser uma preocupação caso você tenha crianças pequenas em casa, ou outros cães, pois o macho pode se tornar agressivo . Qualquer casal de cães deve ser monitorado cuidadosamente. Yorkies machos tendem a ser mais difíceis de treinar do que as fêmeas, são mais inquietos e requerem mais exercícios. Adoram brincar , e costumam agir assim por toda a vida.  Seu humor não muda como o das fêmeas. Podem tentar  impor sua dominância na casa , mas um treinamento básico resolve este comportamento. 

 
 

FÊMEAS

Tendem a ser menores do que os machos, entram no cio no mínimo 2 vezes ao ano, por aproximadamente 3 semanas. São mais fáceis de treinar, mas podem facilmente ficar assustadas ou tímidas se tratadas de forma rude ou em tom de voz agressivo. Tendem a criar laços com várias pessoas. Podem ser menos protetoras do que os machos, e mais fáceis de socializar com outros cães.

As yorkies fêmeas, assim como os machos,  costumam gostar  de carinho e colo, mas assim que tiverem o suficiente, elas vão embora. É uma forma de mostrar sua independência. São mais fáceis de treinar, pois costumam prestar mais atenção do que os machos, que se dispersam mais facilmente.  São conhecidas por grandes mudanças de humor – podem estar dóceis em um dia e meio ranzinzas no outro.Costumam demonstrar comportamento dominante como montar em outros cães, e a maioria das brigas ocorrem geralmente entre 2 fêmeas.Fêmeas irão brigar com outras fêmeas, mas tendem a ser dar bem com machos. Geralmente um grupo de cães fêmeas irá estabelecer uma hierarquia, e irão se tornar companheiras após esta ordem estar estabelecida.

  

SEMELHANÇAS

É necessário considerar o tempo, atenção e esforço que será dispendido com o animal – seja macho ou fêmea. Ambos necessitam de exercícios, treinamento, alimentação, carinho e amor. Além disso, check-ups veterinários regulares e vacinação serão necessários para ambos os gêneros.Decidir por uma fêmea ou um macho é uma decisão pessoal . Considere a castração assim que recomendada pelo veterinário, para prevenir doenças e crias indesejadas.

Caso você já tenha outros cães em casa, considere a forma como eles vão interagir, yorkies não costumam ter problemas com gatos, mas podem enfrentar outros cães, especialmente se forem do mesmo sexo . Lembre-se também de procurar por um yorkie que combine com sua personalidade, já que você passará boa parte de sua vida na presença dele, então é importante que vocês estejam na mesma sintonia .

Lembre-se de que criadores profissionais também são uma grande fonte de conhecimento – converse com um antes de tomar uma decisão.

Textos traduzidos e adaptados por Bianca Pozzi  Fonte Fonte Fonte Fonte

About these ads

24 Respostas to “Yorkie macho ou yorkie fêmea?”

  1. Ana Corina 13/08/2010 at 5:40 pm #

    “Um yorkie macho geralmente irá formar uma ligação com uma pessoa, enquanto fêmeas tendem a criar laços com várias pessoas.” PUTZ, hehehe. Se eu tivesse lido isso há 7 anos e pouco…
    O Shoyo é total grude comigo, o que me deixa triste, porque ele sofre se não estou por perto. E olha que faço TUDO como mandam os adestradores, ele toma floral pra ansiedade de separação blábláblá.

    Beijo, Bi, tá uma delícia isto aqui!

    • Bianca 13/08/2010 at 5:45 pm #

      Que bom que está gostando =)
      Mas ó, a Mel é absolutamente grudada comigo , e só comigo. Mas acho que tem muito a ver com a história dela, já que qdo ela tava doentinha era eu que ficava no grude com ela. beijocas !!

  2. Bianca,
    Pela grande experiência que tenho com esses peludinhos, posso te falar com total segurança que antes de você analisar a personalidade de fêmeas e machos, você deve observar o comportamento do indivíduo, temperamento dos pais e a educação que o mascote terá novo Lar.
    Aqui no Sweet Angels, tenho brigas sérias entre algumas fêmeas por disputa de liderança. O que não acontece com os machos (a não ser que tenha alguma fêmea no cio … aí o tempo fecha!).
    Quando o cão tem comportamento de líder, ele já demosntra desde pequeno. Cabe ao criador explicar ao novo dono como ele deverá proceder, senão o cão acaba virando o dono do pedaço!
    Quanto a marcar território, os machos que vivem sozinhos em casa, dificilmente terá essa mania. Se ele aprender a fazer o xixi no jornal até os seis meses (quando ele ainda faz agachadinho), depois é só colocar uma garrafa de refrigerante de 2 litros com água ou areia no centro do jornal que ele irá levantar a perninha e fará da garrafa um poste.
    Com relação às fêmeas, muitas fazem xixi fora do jornal quando entram no cio (marcam território com sangue) … Ficam mais agressivas e latem muito! E detalhe: elas montam em outras fêmeas!!! E às vezes até nos braços e pernas dos donos! rs (por incrível que pareça nenhum dos meus machos tem esse comportamento constrangedor…)
    Eu gosto muuuuito mais do temperamento dos machos, que apesar de serem grudados com o dono, são mais obedientes e mais carinhosos (óbvio que a gente não pode generalizar …).
    Tenho 4 machos no meu canil (3 Yorkies e um maltês, e eles são extremamente dóceis e obedientes!)
    Com relação à castração, eu sou super a favor! Lembrando que a se a pessoa quer um cão apenas para companhia, a castração do macho é bem mais fácil de ser feita e a recuperação é muito rápida (é feita a retirada dos testículos e o filhote leva apenas 2 ou 3 pontos no saquinho e volta para a casa no mesmo dia) … Já na fêmea, tem que se fazer um corte no abdomem e retirar útero e ovários … ou seja, uma cirurgia bem mais complexa).
    Enfim tudo isso deve ser levado em consideração na hora da escolha do “pequeno”!
    Bjim,
    Chris

    • Bianca 13/08/2010 at 8:41 pm #

      Chris, muito obrigada pelas suas dicas preciosas =)
      Aqui em casa são 5 fêmeas , a Mel é a única yorkie, e sim, ela monta nas outras cachorras ! Apesar de ser a menorzinha, ela é dominante com relação as outras na maior parte do tempo.
      como em toda natureza, mulher dá trabalho !!

    • Fernanda 06/11/2010 at 4:19 pm #

      Olá Chris, estou a procura de um filhotinho….Mas não sei se macho ou fêmea. Na verdade, queria um amiguinho, e Às vezes, penso que o macho é mais egoísta, que não da tanto carinho qto a femea. O que acha?

      bjos,
      Fer

  3. Lucas 08/10/2010 at 2:48 pm #

    Oi,sou Lucas e sempre fui louco por um yorkie,enxi a paciencia da minha mãe e vou ganhar um no natal,mais como tenho dois poodles (machos)e uma bebê rottweiller, eu quero uma fêmea,sem falar que adoro aqueles frufrus que só as fêmeas usam.Será que ela se darábem com os poodles a jade(rottweiller)?Beijos adorei oblog?

    • Bianca 09/10/2010 at 9:26 am #

      Lucas sua pergunta será respondida em breve num post, fica de olho tá?
      que bom que gostou do blog, fico mto feliz !!
      bjos !

  4. dani 01/11/2010 at 2:05 pm #

    O Beetle éoficialmente do meu filho… mas… grudou em mim e parece meu cachorro… rsrsrs

  5. Lara Ramos 15/02/2011 at 8:32 pm #

    Olá teho um York o Bruce..ele tem 3 meses e é um sapequinha….as vezes ele faqz xixi e coco fora do lugar!!! aiaiai ..como fico louca com isso!!Ele é muito carinhoso realmente, quando estou me arrumando pra sair ele fica me seguindo e vendo o que estou fazendo…dá uma dó!!! Aqui em casa tenho uma femea Fox q ñ está castrada e um macho Labrador com Pitbull já castrado..!! ele adora brincar com ambos., mas ás Vezes o Bóris ñ gosta muito!!! Adoro os posts do blog!! Parabéns!!!Bjus

    • Bianca 15/02/2011 at 11:09 pm #

      Oi Lara ! que bom que vc gosta do blog !
      manda foto da sua turminha depois pra gente conhecer! beijos!

  6. Lara Ramos 16/02/2011 at 8:41 pm #

    Olá Bianca td bem?..Mando as fotinhos sim….mas como faco pra enviar? ( desculpe a minha ignoräncia)srsrrrsr!!!Bjus

  7. Lucas 26/02/2011 at 12:15 pm #

    Se castrada ainda bebê uma yorkie para coma dominação?e não sobe em outras cadelas?

    Obg.Beijos

    • Bianca 28/02/2011 at 5:47 pm #

      Oi Lucas, tudo bem?
      O comportamento de dominancia tende a diminuir em animais castrados, mas não é sempre que isso acontece. Sugiro que você converse com seu veterinário e também com um especialista em comportamento , caso sua intenção seja melhorar o comportamento de sua cadelinha. Se quiser você pode enviar suas dúvidas sobre comportamento para o email pequenograndecao@hotmail.com pois temos uma especialista que colabora com as duvidas dos leitores no blog ok ! um abraço!

  8. Lara Ramos 09/03/2011 at 3:57 pm #

    Olá Bianca td bem….mandei a historia do meu fofuxo Bruce..pra vc !! Espero que tenha gostado.!!! Bjus

  9. Lara Ramos 14/03/2011 at 10:52 am #

    Olá Bianca mandei novamente hj….um beijo

  10. simone f souza alves 17/01/2012 at 8:40 pm #

    estou preste a compra um macho e vamos ver qual será o comportamento dele, porque eu tenho uma pincher e ela é super obediente e me faz muita companhia adora andar atrás de mim. quando olho pra ela vejo nós olhos dela que ela me ama,porque cuido muito bem dela, porque ela é deficiente das patinhas da frente, então é o bebÊ da casa.

    • simone f souza alves 09/05/2012 at 8:03 am #

      comprei dois york macho,mas um morreu,nasceu doente. 0 outro nasceu saudavel,é um amor de cachorro,carinhoso,amoroso,obediente. e voces tem razão ele me segue pela casa 24 horas por dia,leva brinquedo no meu pé pra brinca com ele,adora ficar em cima do sofa e da cama eu e meu marido faz a vontade dele.ainda estou com a minha pincher graças a deus ela é deficiente,mas é saudavel,quando o york ve ela da muitos beijinhos nela ela fica louca da vida e ate que morde ele,a gente ve que ele tem um amor muito grande por ela e lhe da muito carinho. O York se chama max e a pincher se chama neguinha,mas eu chamo ela de bebe bj

  11. Ana Luiza 29/01/2012 at 5:50 pm #

    ola
    talves vou ganhar un cachorro da raca yorkshire
    e esse saite me ajudou mt a saber qual cachorrinho é melhor pois eu tenho uma irma de 5 anos entao eu tenho que saber bem qual animal é melhor para a gente
    eu ja tive varios animaisl , e a maioria a minha irma tratava com um bebe o animal
    entao eu tenho que saber mt bem sobre o animal para depois comprar ou ganhar
    nesse caso eu adorei mt pois esse saite me ajudou a saber mt sobre o yorkshire
    assim eu ja vou encinando a minha irma como cuidar de um cachorro

    obrigado

    • Bianca 30/01/2012 at 10:28 am #

      Que bom Ana Luiza, fico feliz que o site esteja te ajudando!
      Beijos !

  12. Juliana Ramos 07/04/2012 at 6:37 pm #

    Eu tenho um labrador femea, ela é muito docil, esta semana meu marido comprou um yorkshire femea, o primeiro contato delas foi só lambidas e cheiradas, até agora parece que não teremos problemas, mas a york ainda é um bebê. Tenho medo de futuramente elas brigarem. Alguem pode me orientar sobre isso, o que posso fazer para que elas tenham uma boa relação?
    Adorei o site, é muito util pra mães de primeira viagem!

  13. Ariana Dias Queiroz 18/04/2012 at 1:02 pm #

    adoooro este site! parabens é tudo muito detalhado e lindoo! eu tenho um machinho lindo que é minha razão de viver , o nome dele é Ivis é meu bem precioso ele tem 4 meses ..comprei ele com 1 mes e desde então nunca mais tive dias ruins ele veio para alegrar minha vida e acrecentar mais e mais felicidade ao meu casamento eu e meu marido amamos ele !!

  14. juliana 14/06/2012 at 12:14 am #

    vou comprar um york mas nao sei se compro macho ou femea
    qual é o mais higienico,doce e comportado ?
    obg .bjs

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 750 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: