O rabinho do yorkie deve ser cortado?

19 ago

 

dailypuppy.com

O corte do rabinho- caudectomia-  é um procedimento realizado em muitos países . A cauda naturalmente longa passa a ser mais curta  através de amputação. Isso faz com que a  cauda do yorkie fique ereta e para cima. Este é um assunto bastante controverso.

De acordo com o  padrão do  Kennel Clube Americano  , o yorkie deve ter a cauda cortada para que fique de tamanho médio. Geralmente isso é feito quando o filhote é bem novinho, de 24 a 96 horas de vida, quando o sistema nervoso ainda não está completamente formado.  Pode ser feito de duas formas : Contraindo o suprimento de sangue na cauda através do uso de uma ligadura de borracha por vários dias ou através de procedimento veterinário por corte cirúrgico. Caso não seja feito dentro dos primeiros dias de vida, deve ser feito  após o cão completar 10 semanas e com anestesia. Muitos criadores de fundo de quintal e pessoas inexperientes tentam fazer o procedimento e acabam causando muita dor ao filhote , criam infecções e  cicatrizes que podem durar o resto da vida . A caudectomia realizada  por pessoas que não sejam veterinários é crime, pois caracteriza exercício ilegal da profissão.

Muitos países proibem o procedimento do corte da cauda . A Associação Mundial de Pequenos Animais e a Convenção Européia para a Proteção de Animais de Estimação proibem a amputação da cauda, e desde 2007 , muitos países baniram este procedimento , como Austrália, Bélgica, Chipre, Finlândia, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Noruega, Brasil,África do Sul, Suécia , Inglaterra ( com restrições) e Suiça.

 A cauda é uma parte importante do corpo do cão, e existe para auxiliar no equilíbrio , demonstrar emoções e na interação social , para citar alguns exemplos.  Não há razões baseadas em saúde ou felicidade do cão para amputar sua cauda.  O procedimento não melhora nenhum elemento vital do cão, como habilidades motoras ou saúde.  A única razão para a amputação da cauda  é cumprir o padrão do Kennel Club Americano  e outros clubes que pedem por isso. É um procedimento exclusivamente estético.

 Com informações daqui e daqui

Abaixo um vídeo de um yorkie com o rabinho inteiro :D

About these ads

11 Respostas to “O rabinho do yorkie deve ser cortado?”

  1. Camilli Chamone 20/08/2010 at 7:38 am #

    Uma vez, estava na UFMG, aguardando para radiografar meus cães e um senhor reclamou: Credoooo, tudo isso para cortar o rabo de um cachorro?”
    Detalhe: o cão dele era um cocker praticamente adulto.

    Com bastante delicadeza – se é que é possível uma “enxerida” ser delicada – eu disse a ele: “Sabe a coluna, moço? O rabo é a coluna também, que nos cães ficam longas! Cortar o rabo é uma cirurgia neurológica.”

    O meu argumento deve ter funcionado, porque ele ficou meio chocado…

    • Bianca 20/08/2010 at 8:53 am #

      Aaa gostei. vou usar essa quando precisar: “sabe a coluna, moço?” hehehe

  2. Sussu 10/09/2010 at 11:52 pm #

    Minha nova filhota york é rabuda….aiiiiiiiiiiiiiiii, é tão lindo ver aquele rabãozinho abanando feliz! Ela é linda e fica cada dia que passa mais linda ainda!
    Hoje luto para que esses rabinhos lindos não sejam cortados; eu pergunto sempre~
    -Você cortaria o dedinho de seu filho ao nascer?

    È como disse a Camilli, o rabo é a extensão da coluna, portanto, vamos exigir que eles possam continuar abanando e encantando!

    • Bianca 10/09/2010 at 11:54 pm #

      apoiado !!!!!! apoiado !!!!!!!!

      • Dayane 29/01/2012 at 8:07 pm #

        Oiie gente meu nome e Dayane tenho 15 anos eoll estou pensado em comprar yorkshire femea filhote eoll queria saber quantos que fica maiis ou menos moro em MG Para de Minas !!!
        Muito obrigada ah eoll adorei o seu site …

      • Bianca 30/01/2012 at 10:27 am #

        Oi Dayane ! Experimente entrar em contato com a Chris, que é criadora experiente em yorkshires http://www.canilsweetangels.com/
        Boa sorte !

      • brendha karoline :D 14/04/2012 at 8:09 pm #

        eu tambem apoio
        bjisss

  3. Nubia 29/03/2012 at 6:48 pm #

    Oi, vcs sabem me informar de algum criadouro em São Paulo de confiança? vou ganhar uma em novembro mas eu quero escolher a minha filhinha, quero ir até la conhece-la e conhecer o local
    Obrigada!

  4. Thais 24/04/2012 at 9:34 am #

    Não vamos cortar o rabinho dos cachorros mais, isso só era feito em caso do cachorro ser utilizado para caça, eles sofrem com isso e ficam lindos com um rabinho abanando grande…minha cachorra é york e teve 5 filhotinhos eu não vou cortar quem quiser eles terá de aceitar com o rabo!

  5. Renata Dias 28/04/2012 at 10:09 pm #

    ahhhhhhhhh a babi é rabudinha tb…no inicio achei estranho mas ela é taõ linda com esse rabo…abana o dia todo! Mas confesso que só não cortei pq ganhei ela com 3 meses já!

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 765 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: