Yorkies,xixi,cocô,lugar certo…

8 set

yorkiepuppycare.com

Yorkies não são das mais fáceis criaturas de ensinar a fazer as necessidades no lugar certo. Isso significa que se você não quer que a sua casa vire uma bagunça, terá que se esforçar um pouquinho. Antes de tudo, lembre-se:

1) Seu yorkie nunca fará as  necessidades dentro de casa só para te irritar. Provavelmente ele faz porque ele não foi treinado corretamente, ou seja, não jogue a culpa nele sendo que o responsável por ensiná-lo é você.

2) Sabe quando você grita com ele, ou faz cara feia depois de ver aquela meleca no meio da sala e ele se esconde? Ele não sabe que fez algo errado. Ele só sabe que você está muito bravo ou chateado por algum motivo, e é por isso que ele faz aquela cara, abaixa o rabinho e se esconde.  

Existem vários métodos de treinar um cão a fazer as necessidades,  hoje vou falar sobre algo muito simples que pode funcionar se você for persistente.

howtotrainmypuppy.com

Estabeleça alguns horários para levar seu cão para dar uma voltinha e se aliviar. Os horários do “aperto” geralmente são ao acordar, depois de comer, depois de brincar, depois de comer de novo, e antes de dormir. O ideal é sair pelo menos a cada 2 horas no início.  Conforme ele vai se adaptando, diminua as saídas, aumentando o intervalo entre elas. Você vai ter que observar quantas vezes seu cão precisa sair , e como será o progresso dele. Quando você estiver na rua e ele fizer xixi ou cocô, elogie, dê um petisco, faça-o entender que fora de casa é o lugar para isso.

 - Se houver algum acidente e o cão fizer as necessidades em casa, você precisa limpar o local com um removedor de odores , caso contrário o cheirinho que fica no local o estimulará a fazer as necessidades no mesmo local novamente. ( Sugestão: elimine os tapetes de casa até ele estar completamente treinado!)

- Não adianta repreender o animal depois que ele já fez o xixi/cocô na casa. Seu cão não irá entender. A “bronca”  só funciona se você fizer na mesma hora em que ele estiver cometendo o ato. Alguns adestradores não recomendam que você repreenda seu cão se você o vir fazendo xixi na sala, pois ele irá entender que não pode fazer xixi na sua frente ao invés de “não pode fazer xixi na sala” .

- Uma dica é repreender o animal dando um “susto” , como jogando perto dele ( e não nele, né gente)  um molho de chaves ou uma garrafa pet vazia. Ele irá associar o ato com uma experiência ruim ( fazer xixi na sala e levar um susto) e evitará repetir o comportamento ( para que não leve um susto de novo). É importante que o cão não veja que é você que está dando o “susto”. Isso o fará acreditar que não deve fazer as necessidades em casa nunca , estando você perto ou não.

- Nunca grite, bata, esfregue o focinho na meleca , ou desconte sua raiva no seu cão. Fazendo isso seu relacionamento com ele ficará seriamente comprometido – ele perderá a confiança em você, e tudo o que você vai conseguir ensiná-lo é que você é esquisito e  fica muito bravo sem ele saber o porquê. O resultado disso é um cão assustado, ansioso e preocupado.

- Se você fez vários treinamentos corretamente e nada funcinou, leve seu animal ao veterinário. Ele pode estar com algum problema.

LEMBRE-SE:

 Sempre recompense as atitudes corretas:  xixi/cocô na rua = elogios e petiscos .

About these ads

7 Respostas to “Yorkies,xixi,cocô,lugar certo…”

  1. Chris Figueiredo 08/09/2010 at 12:44 pm #

    O Yorkshire aprende rapidamente a fazer as necessidades no lugar certo! Se o dono tiver paciência para ensinar, colocar o filhote próximo ao jornal assim que ele acordar, depois das refeições e antes de dormir, não tem erro! O problema é que alguns donos de cães saem para trabalhar ou estudar e só voltam a noite … daí, esperam que o cachorrinho vai adivinhar onde fazer o n.1 e 2!
    Também não vejo necessidade de levá-lo na rua para isso … Por exemplo na época de chuva, os cães que só fazem as necessidades fora de casa, sofrem! Você e ele voltarão para casa molhados! rs
    Tem muito coisa que na teoria são perfeitas e parecem funcionar … mas, na hora da prática é que você realmente observa o que é eficaz!
    Dos cães terriers e de companhia , o Yorkie ganha grande destaque em aprender os hábitos de higiene! MAS … tudo irá depender da educação que ele terá no novo lar! (Se você colocar uma criança de 1 ou 2 aninhos, sem fraldas, “solta” dentro de casa e não ensinar a ela a usar o penico … o resultado será desastroso!)

  2. Luzia 08/09/2010 at 4:26 pm #

    Oi meninas, acho que cada caso é um caso mesmo, né? A minha aprendeu super fácil e só faz xixi e coco no tapetinho higiênico. Ensinei fazendo festinha e dando petiscos qdo ela acertava e nunca foi necessário brigar com ela (até porque eu não queria que ela entendesse que fazer xixi na minha frente era errado e começasse a fazer atrás do sofá, por exemplo). Quando ela está na rua faz tanto xixi quanto cocô, sem problemas tbm.
    O mais importante é termos paciência para entender a maneira mais fácil para cada um deles, né?
    Bjos

  3. ANDREIA 15/09/2010 at 11:42 am #

    OLÁ … MINHA BEBEZINHA SE CHAMA EVA E VAI COMPLETAR 3 MESES EM 21/09/2010. ESTAMOS INDO BEM NA QUESTÃO DO XIXI E COCO (EMBORA ELA AS VEZES AINDA FAZ COCO FORA … PRÓXIMO AO TAPETINHO … MAIS ISSO É SÓ AS VEZES) , O PROBLEMA MAIOR COM ELA (não sei se é por ficar durante o dia sozinha) É QUE ELA QUER MORDER MINHA MÃO E O PÉ O TEMPO TODO, E FICA HIPERATIVA AO PONTO DE FAZER XIXI QUANDO CHEGO DE EMOÇÃO, SE A COLOCO EM CIMA DO SOFÁ ELA QUER SUBIR EM TUDO E NÃO PARA UM SEGUNDO … ENTÃO QUERIA SABER DE VOCES QUE POSSUEM SEUS FILHINHOS E FILHINHAS A MAIS TEMPO E JÁ PASSARAM POR ESTA FASE DE BEBE SE TAMBÉM ERA DESTA FORMA E SE ISSO PASSA COM O TEMPO?
    BEIJOSS A TODAS

    • Tânia 19/02/2012 at 1:04 am #

      Bom dia Andréia!!!

      Os filhotes devem ser iguais, tenho minha york de 2 meses, é a mesma coisa, adora morder meu pe, minha mão, rasga o jornal, pede colo, pede para subir no sofá, é super bagunceira, os dentinhos são finos que machuca, mas temos que ter paciencia é um bebe.
      Fique na paz do Senhor JeSUS!!!!

    • camila 05/05/2012 at 11:08 pm #

      Sim, quando você fica muito tempo longe ao chegar em casa é normal ela fazer a festa e querer sua atenção. a minha já tem 6 meses e sempre que chego ela vem correndo balançando o rabinho e me lambendo, depois querer morde meu pé se eu não der atençao a ela.
      Mas xixi de emoção ela nunca fez não. esse caso veja com o veterinario se esta tudo bem com ela.

  4. Deise 14/05/2012 at 12:58 pm #

    A minha tem 1 més, e só quer dormi na cama comigo, não gosta de ficar sozinha de jeito algum.Chora…late, mas é muito esperta… bagunceira faz coisas que pensei que ainda ia demorar um pouco. Mas não sei o que faço, porque se ela não me ver ou meu esposo fica chorando e só quer dormi com a gente,se não chora a noite todo.Preciso de uma ajuda a respeito

  5. laka 05/06/2012 at 5:16 pm #

    ah, me desculpe, mas eu tenho um yorkie que faz xixi em cima da cama ou no travesseiro qdo não damos mta atenção pra ele. Ele é danado!!!

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 733 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: