Coceira, engasgo, espirro…é alergia?

16 out

Dia desses corri com a Mel para o veterinário, porque ela estava “engasgando” muito, com dificuldade para respirar. Chegando lá descobri que era alérgico , e pensando no que havia acontecido em casa, lembramos que havíamos passado um produto diferente no chão, desses para tirar odor de xixi de cachorro.  Fui pesquisar um pouco sobre as alergias mais comuns em cães, e achei um pequeno texto que adaptei, traduzi e apresento aqui :

As alergias caninas podem ser dividias em três grupos principais:

Alergias Caninas Inalatórias

São as alergias mais comuns em cães, já que o número de alérgenos circulando no ar é muitíssimo elevado. A poluição industrial pode ser um grande problema para cães de cidades grandes, mas os que vivem no campo também sentem a exposição a arvores, grama, pólen, mofo e químicos utilizados  no jardim para manter o controle de pragas e insetos. Cães que vivem em apartamento  convivem com produtos de limpeza, fumaça de cigarro, e até perfumes para disfarçar o cheiro do cigarro, e eles também respiram fibras dos carpetes sintéticos . A natureza criou o sistema imunológico do cão para neutralizar a parte ruim do ar que ele respira, mas pode ser que o seu animal tenha um sistema imunológico muito entusiasmado que irá trabalhar demais quando não conseguir neutralizar uma substância . Ele começa então a produzir histaminas que levam a inflamação, espirros, dificuldades respiratórias, olhos lacrimejantes e coceira.

Quando seu cão respira algo que pode  desencadear uma resposta alérgica, você verá sintomas como coçar e morder, lamber a pata, e esfregar a face para aliviar a coceira nos olhos. Algumas dessas alergias  inalatórias são sazonais, cães  podem lidar com alergia ao pólen na primavera e no verão, por exemplo. No entanto, alergias causadas por substancias dentro de casa irão continuar por todo o ano até que os produtos que a causam sejam identificados e totalmente removidos do ambiente. 

Alergia canina à pulgas

É a causa mais comum para  alergias na pele ou dermatites em cães alérgicos à saliva de pulga. Dermatite alérgica sausada por pulgas resulta  em coceiras tão severas que o animal se morde e coça até caírem os pelos.  Se não tratrada, o cão ficará com a pele sangrando. Se o seu cão exibe esse tipo de alergia, é essencial que se mate não só todas as pulgas que estão no cão, mas as pulgas, larvas e ovos que com certeza estarão presentes em outras partes de sua casa. Leve seu cão ao veterinário para que receba tratamento apropriado.

Alergia canina à comida

Se o seu cão apresenta sinais de alergia, e você tem certeza de que não é por causa do ambiente, pulgas ou outros problemas de saúde,pode ser que ele sofra de alergia à alguma comida.Se o cão tem comido um alimento específico , ou um petisco favorito por meses ou até anos, ele pode desenvolver intolerância a algum ingrediente deste alimento.  Seu cão pode ficar meses ou anos comendo o mesmo alimento sem problemas, mas com o tempo o animal pode acumular anticorpos suficiente para desencadear uma reação alergica. Se o animal  tem uma resposta ruim sobre algum alimento que ele comeu pela primeira vez, trata-se de intolerância causada por alguma toxina no alimento , mas não é uma reação alérgica.

Adaptado do texto original em inglês.

About these ads

4 Respostas to “Coceira, engasgo, espirro…é alergia?”

  1. Renata 23/02/2011 at 10:37 am #

    Gente, preciso de ajuda!!!

    Tenho uma york e está com 2 meses agora. Dois dias após medicada com a 2º dose V10, contra Tosse dos Caninos, Remedinho para Vermes e contra Pulgas no sábado dia 19/02 começou a apresentar uma reação alergíca. Bom, pelo menos eu acho que é alergia mas ainda não descobri de quê???
    Levei ontem no Vet e o mesmo aplicou uma injeção de cortisona quando eu disse que havia espirrado “Não pode” pela casa inteira, tadinha, fiquei com muita pena mas se é para o bem dela. Até achei coerente pois li a reportagem sobre coceiras, engasgos, etc… porém, ela ainda continua com os epirros.
    Não sei mais o que fazer, tentei trocar a ração (Premier Filhotes) mas ela não quer outra. Misturo conforme indicado mas ela separa as bolinhas e acaba não comendo nenhuma. Já tirei tapetes da casa, limpei o chão com pano umido sem produto algum várias vezes, lavei os brinquedinhos com agua e sabão neutro mas, mesmo assim, continua.
    Ela se coça muito apesar de a médica Vet. ter aplicado o remedinho contra pulgas e fica irritadinha passando as patinhas no olhinho que lacrimeja e fica remelentinho.
    Obrigada
    Renata

    • Bianca 23/02/2011 at 11:29 am #

      Oi Renata, tudo bem?
      Olha, no seu caso só um veterinário mesmo para te ajudar!
      Você falou para a sua veterinária que o seu cão continua espirrando e lacrimejando?
      Ela precisa te ajudar ! Se não te ajudar ou não te convencer, mude de veterinário ou pelo menos procure outro para uma segunda opinião! Se quiser me mande por email em que cidade vc está e podemos procurar uma boa indicação para você. pequenograndecao@hotmail.com
      Depois conta para a gente como estão indo as coisas ok? Boa sorte !

  2. celuta mello 15/03/2011 at 12:17 pm #

    ola!!minha tenho uma york ela e super bem tratada a um tempo atras ela comessou com uma coceira,os pelo caindo e com umas feridinhas pequena q parece caspa.
    levei em cinco veterinario e na ultima q me disse q deve ser alergia dei os medicamento ela melhorou tem dois meses ja e nesse fds ela comessou a coçar de novo e vi outra casquinha nela pq passo a mão nela e olho tudo eu não sei oq fazer mais teve um veterinario q deu um remedio tão forte pra ela q achei q ela ia morre quase fiquei louca so de pensar em perde meu bb rs gostaria de uma palavra sua..bju

    • Bianca 15/03/2011 at 3:39 pm #

      Olá! Como não sou veterinária, não posso opinar sobre sua bebe, mas posso procurar uma boa indicação de profissional na sua cidade. Onde vc mora?
      beijos!

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 738 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: