Hipoglicemia

26 jul

 

A hipoglicemia é um problema comum em filhotes de raças pequenas, incluindo o yorkshire terrier.  Ela acontece quando os níveis de açúcar na corrente sanguínea diminuem drasticamente . É muito  importante conhecer os sinais de hipoglicemia, pois se tratada cedo, é facilmente curada . 

Se o filhote tiver um episódio de hipoglicemia, não significa que ele seja um filhote ” hipoglicêmico” . A hipoglicemia é uma condição crônica causada pela produção excessiva de insulina pelo pâncreas. Mesmo que o pâncreas funcione normalmente, alguns filhotes toy podem ter um episódio isolado de hipoglicemia causado por stress ou jejum. Filhotes são mais propensos a desenvolver hipoglicemia do que adultos, apesar de ambos poderem ter episódios se submetidos a alguma situação de stress.  Em pequenos filhotes , mesmo um pequeno período de jejum pode desencadear um ataque hipoglicêmico. 

Na maioria dos casos, um ataque de hipoglicemia é precedido de algum tipo de stress , que podem ser : 

– Dentição 

– Desmame 

– Mudanças no ambiente ou na comida 

– Vacinação 

– Manuseio excessivo de filhotes muito novos, não permitindo que eles descansem e durmam como necessitam. 

– Viagens ( seja ao veterinário, ao banho e tosa , ou para outros locais) 

– Temperaturas muito frias por longos períodos de tempo 

– Infecções 

– Anorexia 

– Má alimentação 

– Em alguns casos, um filhote pode simplesmente brincar demais  ou se esquecer de comer e ter um ataque.  

O primeiro sinal de hipoglicemia é um filhote mais  devagar  e apático. Em muitos casos, o animal começa a tremer  . Outros sintomas incluem confusão, fraqueza, o cão pode cambalear e babar. Em alguns casos pode haver convulsões. O corpinho do animal ficará sem vida, as mucosas pálidas e acinzentadas ao invés de rosadas e brilhantes. A temperatura corporal fica abaixo do normal. Após um tempo o animal pode ficar comatoso, e até parecer estar morto. O filhote pode entrar em choque  e se não receber cuidados rápidamente , pode até morrer. 

Se a hipoglicemia for percebida nos estágios iniciais , esfregue Mel  ou Karo nas gengivas, língua e céu da boca do filhote. Aqueça-o com um cobertor para que o corpo volte a temperatura normal. Se o animal responder, tudo está bem. Alimente-o com comida de qualidade e observe o filhote para ver se os episódios não voltam a ocorrer. Certifique-se de eliminar o stress que pode ter sido a causa do ataque. 

Se  percebida em estágios mais avançados, passe Mel ou Karo na boca, e cuidadosamente coloque uma pequena quantidade no reto . Lentamente aqueça o filhote até a temperatura normal e mantenha-o aquecido. Se o filhote ainda não responder, com cuidado pingue com conta-gotas uma solução de dextrose ou karo com água , um pouquinho por vez, apenas se o animal conseguir engolir. Chame o veterinário imediatamente . 

Fonte  Fonte  Fonte

Anúncios

4 Respostas to “Hipoglicemia”

  1. Silviane 06/03/2011 às 2:45 am #

    Como esses dias eu havia dito.. minha york de dois meses teve hipoglicemia.. ela teve ataque de convuções a noite enquanto eu dormia, a noite toda a pobre sofreu sem ngm ver.. de manhã chamei a veterinaria e ela ficou internada 1 semana .. quando voltou estava magra e com a orelha caida.. só deitada e nem comia .. tinha que força-la de duas em duas horas eu acordava pra alimenta-la, algo q n me encomodava pq eu tinha esperança de ela permanecer viva .. pois a veterinaria disse que ela corria risco de vida pelo fato das convulções durarem tanto tempo.. ela fico 4 dias sendo forçada a comer.. eu ja n tinha mais esperanças pq ela n levantava n fazia nada.. eu dava o maximo de carinho possivel.. Quando no 5º dia em casa ela se levantou da caminha e foi ateh o pote de agua e ração sozinha tento morde uns 3 baguinhos de ração eu comecei a rir .. fiquei tão alegre.. dali em diante .. ela melhorou mto .. Isma hoje esta saudavel com as orelhinhas super levantada .. e bagunceira como era antes do ocorrido. Eu disse que quando ela melhorasse eu viria aqui contar. hoje ela esta com 2 meses e 11 dias *.* e ja quer brigar com a megui .. uma pintcher que eu tenho de 13 anos ;D

    • Bianca 06/03/2011 às 6:32 pm #

      Oi Silviane !!
      ainda bem que a sua historia terminou com um final feliz né? ufa !!!!!!
      obrigada por compartilhar… beijos !

    • Mariana 17/03/2011 às 4:43 pm #

      Olá Silviane estou com a minha york internada ela tem 57 dias ela esta internada tem uns 3 dias esta com uma infecção que acabou gerando uma crise de hipoglicemia, hoje levei a July de manhã ao veterinario praticamente morta, liguei e continuava, estava morrendo de medo de ligar agora a tarde e me decepcionar de novo mas a bichinha é muito forte e liguei agora e ela está de pé. Por mais que eu tenha pensamentos positivos fica dificil acreditar que ela sairá desta situação pois como levei ela quase morta. Já duram 4 dias estou sem energias pois sofro muito de ver a minha bbzinha neste estado.
      Peço diariamente para Deus para eu poder ficar com a July temos muito para fazer e tenho certeza que ela será uma maravilhosa amiga.

      Obrigada pelo incentivo no seu post e muita saude para a sua bbzinha tbm

      Mariana

      • Sandra 16/03/2012 às 6:34 pm #

        Oi Mariana , a minha pinscher aos 3meses entrou 3 vezes em convulsoes e hoje em dia está bem. É preciso ter calma e agir rapido. As melhoras

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: