O que é um cão de raça?

29 jul

Selecionei alguns trechos e ” traduzi” algumas palavras do português de portugal, para o nosso:

O QUE É UM CÃO DE RAÇA?

Uma raça é uma população, dentro de uma espécie, com uma determinada bagagem genética, distinta da de outras raças, e que determina determinado fenótipo (aparência) e determinadas aptidões e/ou comportamentos.

O QUE É UM CÃO DE RAÇA PURO?

Um cão de raça puro é aquele em que, em gerações

anteriores, não houve cruzamentos com indivíduos de outras raças e que, cruzado com um indivíduo da mesma raça, dará cachorros dessa mesma raça, sem semelhanças  com outras raças.

SER PURO SIGNIFICA SER UM BOM EXEMPLAR DA RAÇA?

Um cão de raça é tanto melhor quanto mais perto estiver da descrição do cão ideal.  Anos de cruzamentos feitos sem controle e sem aferição (Exposições, confirmação) fazem com que muitos cães ditos de raça apenas vagamente tenham as características essenciais das mesmas (basta olhar para os pseudo-Caniches, pseudo-Cockers, pseudo-Boxers, pseudo-Pastores Alemães, pseudo-Labradores, pseudo-Jack Russells, pseudo-Cane Corso, pseudo-Rottweiller, etc com que nos cruzamos todos os dias nas ruas.)

O QUE É O PEDIGREE?

O pedigree é a árvore genealógica do cão. Os cães registados no LOP ( em portugal) ou outro livro de origens têm ascendência registada pelo menos até à 3ª geração, ou seja conhecem-se, pelo menos, os pais, avós e bisavós. Por vezes ouve-se falar em “excelente pedigree” e relaciona-se com a maior ou menor abundância de Campeões no pedigree. No entanto, excelente pedigree é aquele que revela um determinado plano de criação e em que se usam linhas e reprodutores de valor. Desta forma, só as pessoas que estão “dentro da raça” e a conhecem bem estão habilitadas a reconhecer um bom pedigree.

O QUE É O AFIXO OU SUFIXO?

O afixo ou sufixo, é um “nome de família” que o criador regista a nível internacional, de modo a que mais ninguém o possa usar, e junta ao nome dos cachorros que “saem” do seu canil. Por exemplo, o nosso afixo é “of Ceddar’s Spirit”, para os Cane Corso e “de Arrábida Hills” para os Jack Russell. (VER: http://www.arrabidahills.blogspot.com/ para Cane Corso & Jack Russell). Já os nossos cães comprados na Rússia têm sufixo, por exemplo, o nome de família está primeiro do que o nome do cão: Stanley Pat JUSTIN. Um afixo ou sufixo é pedido e usado por quem tem orgulho nos cães que cria, e que quer ver o seu trabalho reconhecido pelos seus pares.

PARA QUE SERVEM AS EXPOSIÇÕES CANINAS?

As exposições são lugares privilegiados para os criadores mostrarem o seu trabalho. Permitem comparar o trabalho dos diferentes criadores, seguir os descendentes de um determinado cão ou cadela e escolher um par adequado . É também altura para se encontrarem amigos e trocar opiniões com outros criadores.
Todo o criador que se interesse verdadeiramente pela raça deve  participar em Exposições, pelo menos naquelas em que o juiz que está presente é especialista e cuja opinião tem, portanto, valor. Particularmente procurados e respeitados são aqueles juizes que criam ou já criaram a raça e que julgam frequentemente e têm conhecimento do nível da raça em diferentes países. Para o particular, é a oportunidade de conhecer o real valor do seu cão e saber quais os seus defeitos. ( nota minha: real valor e defeitos em termos técnicos hein gente?  Até parece que se calcula valor sentimental né? )

Fonte

%d blogueiros gostam disto: