Cuide dos dentes do seu cão!

6 ago
Geralmente a dentição de leite surge nos cães por volta de 4 semanas de idade. A partir dos 3 meses eles começam a ser substituídos pelos definitivos, e aos sete meses , a troca deve estar completa.

É comum em cães muito pequenos nascer o definitivo sem antes cair o de leite. Geralmente acontece com os caninos, mas pode ocorrer com qualquer dente.

No caso da Mel, aconteceu com TODOS.

Nasceram todos os dentes definitivos e não caiu nenhum de leite. O veterinário aconselhou aguardar até um ano de idade, para ver se não iria cair mesmo. Não caiu. Ela estava com um bafo de onça terrível, tadinha. Até que marcamos a retirada dos dentinhos que deveriam ter caído . O procedimento consiste em anestesia geral e retirada , no caso da Mel ,  dos mini-dentinhos com uma lupa .

Melzinha e a dentição dupla de tubarão

Eu como boa mãe fiquei com o coração na mão de ter que fazer minha filhota passar por isso . Mas tem que fazer, pois a comida  que se acumula entre os dentes, além do cheiro horrível,  pode trazer muitas doenças , inclusive afetar órgãos internos do animal. No dia o veterinário me mostrou a boquinha dela, e as gengivas estavam todas inflamadas. E eu fiquei triste por não ter retirado os dentinhos antes, pois ela deveria estar sofrendo.

Feito o procedimento , rapidinho ela se recuperou e já estava comendo normalmente. O cheiro horrível  se foi , as gengivas inflamadas também, e manter a boquinha dela limpa ficou mais fácil.

Independente de dentição dupla , não cuidar dos dentes do cachorro ou gato pode levar a  a deterioração, gengivas irritadas e sangrando e perda dos dentes. A bactéria pode ainda entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos importantes .

Hoje eu faço assim:

 – Consulta veterinária uma vez ao ano para verificar se está tudo ok com os dentinhos. A limpeza dos dentes  ( feita com anestesia ) deve ser feita com uma frequencia estipulada pelo veterinário (geralmente a cada 2,3 anos ). A Mel fez na extração dos dentes de leite e ainda não precisou fazer outra.

– Tenho uma mini micro escova de dentes  própria para cães de boca muito pequena , assim como uma boa pasta de dente ( uma que limpe, não dessas que só dão cheirinho. A minha foi indicada pelo veterinário como sendo uma das que limpam , eu uso essa aqui) . Como ela come comida cozida, tem que escovar todos os dias. 

Atenção na alimentação. Não vai cair na história de que só ração limpa os dentes. Se seu cão come ração, você deve manter os mesmos cuidados com a higiene bucal dele, ou seja, escovação diária  e consultas veterinárias são a melhor maneira de evitar problemas futuros.

DICA: Veja aqui um ótimo  passo a passo sobre como acostumar seu bichinho com a escovação diária e comece hoje mesmo a cuidar da saúde do seu peludo !

Fonte

13 Respostas to “Cuide dos dentes do seu cão!”

  1. Camilli Chamone 06/08/2010 às 10:30 am #

    Yorks são muito predispostos a males periodontais mesmo. A razão disso é a “micro-boquinha”, com a tendência a apinhamento dental, que favorece o acúmulo de alimentos entre os dentes e formação de tártaro. E isso provoca um mal cheiro horrível na boquinha dos pequenos, né?

    Poxa, tem que escovar mesmo e se acumular tártaro é bom limpar no vet dentista!

    Sou dentista de gente, mas as os problemas são os mesmos! hihihi

    Beijocas!

  2. Bianca,
    A grande maioria dos Yorkies tem problemas com os dentes. Alguns, assim como a Mel, tem dentição dupla (dentes de leite que não caem), prognatismo ou agnatismo (que na maioria dos casos tem herança genética), e formação absurda de tártaro!
    Porém, alguns exemplares possuem dentes fortes e gengivas saudáveis (eu vejo muito isso aqui no Sweet Angels … tenho cães com mais de 7 anos, com todos os dentes perfeitos e quase sem tártaro; outros que aos 2 aninhos já precisam fazer a limpeza … e detalhe: comem a MESMA ração!!!)
    Uma boa dica para quem não encontrar uma escovinha própria para cães, é usar uma de criança. Funciona do mesmo jeito!
    Ah, o filhote deve ser “treinado”, acostumado a escovar os dentes desde cedo! Começo aqui no Canil por volta dos seis, sete meses de vida (depois da troca de dentes). Mas, antes eu os deixo brincarem com a escova (sob a minha supervisão, para não acontecer um acidente!).
    Importante lembra que antes de fazer uma limpeza de tártaro, o cão deverá passar por uma avaliação de saúde (fazer um eletrocardiograma), por causa da anestesia geral que ele irá tomar!
    Bjo,
    Chris

    • Pedro 22/01/2012 às 8:15 am #

      O.o

      meo deos!
      eu estava tranquilo achando que meo York ia perder o canino ‘decíduo’ de cima.
      Pobrezinho. Vou ter q tirar!! ele está com oito meses….
      ow pobre!!!

      isso fica caro?

      ain. ele eh tao pequenino… e eh tao afobado q eh dificil qrer comer…. com dor na boca pior ainda…

      • Bianca 23/01/2012 às 10:08 pm #

        Oi Pedro!
        Não me lembro qto ficou para a remoção dos dentinhos…mas acho qu enão era mto barato não! Fazer o que …
        Ja levou seu pequeno no vet para avaliar?
        bjos!

  3. ainho 06/08/2010 às 11:49 pm #

    a melzinha ta liiiiiiiiiinda de morrer nessa foto! olha afelicidade dela! hahahahaha

    • Gabriela Branco 18/01/2011 às 6:14 pm #

      Eu tenho um york (Billy) de 6 mesmes que está com o mesmo problema de dentes duplos, ele parece um tubarãozinho memso, querido… vou ter leva-lo para retirar os dentinhos antes que cause outros problemas..
      abraços

      • Bianca 18/01/2011 às 8:13 pm #

        É isso mesmo Gabriela, tem que retirar pois a dentição dupla pode causar muitos problemas! Manda foto do seu bebe depois ! beijos!

  4. Juliana 20/01/2012 às 8:21 am #

    A minha York (10 meses) está com 6 dentes duplos, ela irá fazer a cirurgia hoje!
    Eu escovo os dentes dela desde que tinha 50 dias mais ou menos, pelo menos 1 vez por semana, e uso essa pasta indicada no post, apesar da dentição dupla ela não possui tártaro nem mau hálito!
    Ela também possui alguns brinquedos que ajudam na remoção e come aqueles ossinhos ou palitinhos de couro natural.

    • Bianca 23/01/2012 às 10:12 pm #

      Oi Juliana!
      Como foi a cirurgia, e a recuperação da sua yorkie??
      espero que esteja tudo bem ! bjos !

  5. Alecxia Reis 03/03/2012 às 5:28 pm #

    Olá, eu A-M-O yorks, mas meus pais não querem me dar um cachorrinho ou uma cachorrinha.
    E a minha pergunta é, como faço para meus pais me darem um animal de estimação?

    Grata, Alecxia

    • weverton 21/05/2012 às 1:04 pm #

      aiai!!!!!

  6. Wesley 23/04/2012 às 1:22 am #

    ooi gente, minha york tem 4 meses e usei talas no segundo mes mas só deixei 3 dias e tirei, entao os pelos da cabeça dela cairam e agora ta demorando pra nascer… e todo mundo diz que ela nao é york pelos pelos serem pequenos, mas ela arrecem é uma bebe… ainda posso botar a tala? e deixar quando tempo?

  7. beatriz oliver montes de saliveira 05/06/2012 às 3:11 pm #

    eu tenho uma york ela se chama marrie e obediente vive andando atras de mim e gosta de colo

Os comentários estão desativados.

