Como limpar e cuidar dos ouvidos do yorkie

26 ago

Mel: " eu so bunitinha mas minhas orelias dão um trabaaaalio!"

Cuidar dos ouvidos e orelhas do yorkie não é só uma preocupação estética, é também uma questão de saúde.

O excesso de pêlo deve ser removido , pois eles bloqueiam o fluxo natural de ar que passa pelo canal do ouvido. Se você não sabe como fazer isso peça para fazer  no banho e tosa. Depois disso é preciso fazer uma limpeza, que pode ser realizada com ajuda de soluções específicas para limpeza de ouvido.

Problemas comuns nos ouvidos dos yorkies:

– Ácaros : essas criaturinhas vivem não só na orelha, mas podem andar pelo corpo dos yorkies. São muito contagiosas e incomodam muito o animal , que deve ser tratado imediatamente.

– Infecções de ouvido: podem ser causadas por diversos motivos, como ouvidos que permanecem úmidos após o banho; produção excessiva de cera; objetos que entram no ouvido; ácaros ou ouvidos sujos, entre outros. 

Leve seu cão ao veterinário se você perceber mau cheiro ou líquido saindo dos ouvidos ou  se seu yorkie fica coçando o ouvido ou esfregando o rosto  no chão para se coçar ou  se o cão sentir dor ou gritar quando sua orelha é tocada. Se a infecção não é tratada, o animal pode ficar tonto , desequilibrado e até vomitar.

Como tratar infecções de ouvido?

O cão deve ser examinado por um veterinário, que irá fazer uma limpeza profissional e  administrar medicamentos específicos se necessário.

Infecções recorrentes

Com alguns cães o problema volta após o período da medicação , ou  não se resolve com o medicamento. Neste caso, é necessário fazer alguns exames para determinar a causa do problema.  É importante saber a causa pois quando a infecção ocorre com frequência , podem aparecer cicatrizes  no ouvido. Quanto mais aparecerem as infecções, mais cicatrizes ele terá , e o problema tende a aumentar cada vez mais, se não  tratado.

Através de exames o médico irá saber se a infecção é causada por vírus ou bactérias , ou se o problema é alérgico. Alergia é a causa número um para infecções recorrentes , e uma vez que a causa é determinada, o tratamento se torna mais fácil.

Texto escrito com informações daqui e daqui.

 

2 Respostas to “Como limpar e cuidar dos ouvidos do yorkie”

  1. Uma boa dica para a hora do banho é tapar os ouvidos com uma bolinha de algodão, evitando desta forma que entre água neles e cause uma inflamação.Sempre após o banho, eu retiro a bolinha de algodão e seco as orelhas com cotonetes (tomando muuuito cuidado para não machucar o cão!); e também uso um limpador auricular da Virbac (Phisio Anti-odor), que permite o uso frequente (uma vez por semana)…

  2. Cecília 26/08/2010 às 10:48 pm #

    Oi Bianca, tudo bem? Desculpa a demora em te responder. Obrigada pela visita e pelo post no meu blog.
    Olha só me manda umas fotos deste filhote com problemas e se possível um pequeno histórico dele, ao menos o que sabes! Vou ver se consigo ajudá-lo! Hoje mesmo estava pesquisando sobre próteses e órteses, e vi muitos equipamentos para cães com deficiências sérias nas patas, quem sabe não conseguimos “montar” um equipamento parecido para ele??!!
    Tô no aguardo, já tens meu email,
    bjks Cecília Amodeo.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: