Pergunte ao Criador: Como escovar os dentes do yorkie?

3 set

Hoje é dia da Chris responder às nossas perguntas ! 

Pergunta de hoje: Como escovar os dentes do Yorkie?

É importante começar a escovar os dentes do yorkie desde cedo, quando ele ainda é filhote. Desta forma ele irá se acostumar mais facilmente com o hábito.

Eu uso escova dental infantil e pasta própria para cães (jamais deve-se usar pastas dentais para humanos, pois estas possuem substâncias que farão mal ao pequeno!).

À principio “apresente” a escova ao filhote e deixe ele brincar a vontade com ela. Depois que ele se familiarizar com a escova, comece massageando os dentes e genvivas laterais e se ele aceitar bem o processo, passe então para os dentes da frente.

Não se deve forçar demais o filhote a escovar os dentes, pois ele poderá ficar traumatizado e não deixar  você encostar mais  na sua boquinha.

Vamos sempre lembrar que os cães tem temperamentos diferentes, alguns são mais passivos e mais tranquilos … outros mais geniosos, que  darão mais trabalho nesses processos de higiene e educação.
A alimentação também tem uma grande influência na conservação dos dentes e formação de tártaro. Aqui no Sweet Angels, uso a ração Hills e tenho observado ótimos resultados. Alguns exemplares que tinham mais tártaro agora ficam mais tempo com os dentes limpos.

Por Christiane Figueiredo , Canil Sweet Angels

* Se você tem alguma dúvida sobre  cuidados com seu Yorkie, escreva para nós  pequenograndecao@hotmail.com  ou deixa sua dúvida nos comentários, que a Chris vem respondê-las .

7 Respostas to “Pergunte ao Criador: Como escovar os dentes do yorkie?”

  1. Vic 03/09/2010 às 9:16 am #

    Obrigado Chris pelas dicas! Vou colocá-las em prática já, já!

    O único problema é que o meu York já está mais velho … Mas, vale a pena tentar!

    Parabéns pelo Canil … seus cães são muito bonitos!

    Vic

  2. Luciana 03/09/2010 às 3:37 pm #

    Oi chris!!!eu escovava os dentinhos do Bidu ate os 4 meses todos os dias.Ele ate gostava.Depois ele nao quis mais.Comecei a ter o maior trabalhao ate que desisti.Na sua materia vc cita a questao do tartaro,e as caries?Elas se desenvolvem igual as caries que acometem os seres humanos?A nossa pasta de dente faz mal aos filhotes devido a questao do fluor?Animais tambem podem desenvolver fluorose?Nossa te fiz um montao de perguntas ne’?Hoje vou tentar escovar os dentes do Bidu novamente.Tomara q eu consiga!!!Bjss

  3. Bianca 03/09/2010 às 5:13 pm #

    Eu também tenho dificuldades para escovar os dentes da Mel, espcialmente porque a boquinha dela é muuito pequena. No pet shop eles conseguem escovar mais fácil, mas a minha escovação tá longe de chegar ao ideal :/

  4. Chris Figueiredo 03/09/2010 às 6:16 pm #

    Oi Luciana!

    Os cães podem ter cáries sim! Mas, não é muito comum de se ver … A gente observa mais a formação de tártaro e gengivite. Você deve ficar atenta ao mau hálito do bichinho … se aparecer, provavelmente é devido algum problema dental.

    Com relação a pasta de dentes humana, o flúor contido nelas pode causar uma série de problemas, como por exemplo irritação no estômago e intestino e até o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

    Se você não conseguir escovar os dentes do Bidu, não se desespere! Dê a ele uma boa ração e faça um acompanhamento da saúde bucal com um veterinário de sua confiança.

    Bjo,

    Chris

    • Hall Of Biewers - Renata 03/09/2010 às 10:56 pm #

      Oi Chris, tb sou mãe de yorks..rs! Realmente é mt importante a escovação…mais concordo com as meninas ai acima…não é nada fácil..rsssss, mais sabemos q é necessário!
      Uma sugestão q tb ajudar na limpesa dos dentinhos…(mais não substitui) são os ossinhos duros de couro! A minha bonequinha passa horas tentando acabar c o dela e os dentinhos são branquinho!!! Ajuda mt..bjs ‘a todas e Parabéns Chris

  5. Chris Figueiredo 04/09/2010 às 9:58 am #

    Oi Renata!
    Pois é … escovar dentes de alguns cães pode ser uma tarefa muuuito difícil (nós, mães de Yorkies, sabemos bem disso! rs)
    Aqui no Sweet Angels eu NÃO ofereço ossos de couro. Depois que li o post da Camilli (http://www.blog.villechamonix.com/2010/06/ossinhos-de-couro.html ) falando que ossinhos de couro são processados com soda cáustica, fiquei apavorada!
    Eu ofereço cenoura e beterraba cortadas em palitinhos … eles adoram!
    Bjo

    • Bianca 04/09/2010 às 12:44 pm #

      eu tb nao dou ossinho de couro depois que li aquele post ! se bem que antes eu nao dava pq a mel comeu uma vez e vomitou logo em seguida.
      depois que eu li o post eu entendi o porque né? heheh

Comentários encerrados.

