Biblioteca: Adestramento de Cães para Leigos

9 set

Na Seção Biblioteca vou trazer minhas impressões sobre alguns livros que li , e hoje vou falar sobre o “Adestramento de Cães para Leigos”, que acabei de descobrir que está com um preço bom aqui. ( Eu paguei R$ 59,00) .

Terminei de ler o livro ontem, e no geral, eu gostei bastante .

O que eu gostei:

Apesar de ser um livro sobre adestramento, é bem completo ao abordar temas como saúde do animal, excesso de vacinação, alimentação natural ,castração, etc ,  que afinal são assuntos relacionados, já que para treinar um animal ele precisa estar saudável.

Gostei muito de um capítulo que ajuda a entender as motivações dos nossos cães. Segundo os autores, é preciso entender como alguns cães são mais motivados por caça, outros por fuga, outros ainda por matilha ou defesa. Através de um teste você responde algumas perguntas e fica sabendo quais as maiores motivações do seu cão. É importante entendê-las , pois assim você saberá se o que quer ensiná-lo vai contra ou a favor da própria natureza dele , e você passa a trabalhar com isso.

O que eu achei médio:

A parte do adestramento em si. É MUITA coisa para absorver de uma só vez, e este é um livro para ter sempre em mãos e ir consultando. Apesar de ter lido com atenção, eu achei os capítulos e dicas de treinamento um pouco confusos. Sem contar que o método deles é um pouco diferente do que eu estou acostumada, achei mais complicado e deve ser mais complicado para o cão também. Mas eu nunca tentei nenhum método deles ainda, então vou precisar de mais um tempo para opinar. Postarei no futuro novas impressões =D

 Um parênteses: Nunca vi um livro com tantos erros de digitação ( ou de português mesmo?), fora que a tradução deve ter sido feita pelo Google, porque em alguns parágrafos dava para perceber claramente que a idéia dos autores havia sido totalmente modificada pela má tradução. Mas enfim, não deve ser culpa dos autores. Espero que revisem a próxima edição!

ATUALIZAÇÃO: Já que a Ana comentou ali embaixo que os editores foram contactados a respeito da tradução porca do livro, foram avisados etc etc e ainda assim continuam vendendo a edição cheia de erros, gostaria de dizer que as impressões sobre o livro continuam valendo, mas que não recomendo que comprem a edição em português, apenas a importada original.

7 Respostas to “Biblioteca: Adestramento de Cães para Leigos”

  1. Ana Corina 09/09/2010 às 10:06 am #

    Oi Bi,
    Comprei este livro em português no fim de 2009 e ao ler umas 100 páginas fiquei MUITO BRAVA e fiz contato com a editora reclamando da tradução. Acho uma irresponsabilidade, principalmente porque há ERROS DE TRADUÇÃO que comprometem o sentido do que está sendo dito e prejudicam cães e pessoas que com eles convivem. Devolvi o livro, fiz um puta rolo, escrevi até pra editora original (tiraram o corpo fora total) e comprei o original em inglês. Realmente a tradução é PÉSSIMA.
    Os caras, depois de uma intensa troca de e-mails, admitiram o trabalho LIXO que fizeram e falaram que vão lançar nova edição, que vou ganhar um exemplar, blábláblá, mas não tiraram a porcaria do livro das livrarias (apenas baixaram o preço absurdamente).

    Tenho toda a troca de e-mails guardada e mais, descobri no meio desse rolo uma adestradora que foi procurada por eles para fazer a revisão técnica e que respondeu “Este livro precisa ser traduzido novamente” e eles simplesmente a ignoraram e foram adiante com esse lixo de tradução que fizeram.

    Por conta disso tudo eu NÃO recomendo o livro em português e o considero perigoso porque nem todo mundo vai ter a noção da tradução péssima e há erros graves, que vão prejudicar os animais.

    Beijo.

    • Bianca 09/09/2010 às 11:07 am #

      Oi Ana!
      Realmente eu não tinha pensado que nem todo mundo pode compreender que a tradução está ruim e o sentido comprometido. Eu notei isso várias vezes, mas eu consegui identificar que estava errado porque eu já sabia o que os autores queriam dizer. E no caso de quem não sabe? Realmente fica complicado, pode atrapalhar bastante o aprendizado, fora que até compromete a segurança . Melhor indicar o exemplar em inglês mesmo, e comprar outros livros em portugues sobre adestramento, para quem não lê em inglês. Semana que vem falo de outro livro , que não teve tradução feita pelo Google! Beijo e obrigada pela correção.

  2. Tula Verusca 09/09/2010 às 11:00 pm #

    Biancaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Eu ia comprar esse livro, mas fui preconceituosa com o título em inglês…. vai ver é pq não sei muito inglês hehehehe

    p.s:

    Menina, seu artigo já é o 10 mais clicado no meu blog!!!!!!!

    Sabe o que é isso????

    AMORRR pelos cães!!!

    • Bianca 10/09/2010 às 8:18 am #

      Eu também não gosto desse título, em inglês é pior ainda !! Fiquei meio com vergonha de comprar na livraria hahah
      Aeeeee é amor sim :))))
      qdo precisar de outro é só dar um grito ok !! vou linkar aqui no blog tb. beijo !

  3. Ana Corina 10/09/2010 às 9:27 am #

    Bi, a série “For Dummies”, que eles traduziram como sendo “Para Leigos” aqui no Brasil, é super famosa e antiga nos Estados Unidos. São livros super bons, bem produzidos e que tratam de simplesmente todo tipo de assunto.

    Comprei o Dog Training for Dummies e o Puppies for Dummies (filhotes para leigos) e recomendo os dois, só que… Em inglês. Infelizmente a editora que está fazendo as traduções no Brasil não tem a MENOR PREOCUPAÇÃO com qualidade e é bem como você falou, estão fazendo tradução “google”.

    Beijo e sugiro que você escreva a eles reclamando também, se todos fizessem isso, talvez eles tomassem vergonha na cara e se comprometessem um pouco com a qualidade da tradução. Isso é a velha história: só querem DINHEIRO. Estão se LIXANDO para os incontáveis animais e pessoas que vão se prejudicar com as informações erradas que estão repassando nessas traduções lixo!

    • Bianca 10/09/2010 às 12:40 pm #

      Escrevi para eles, Ana . Vou aguardar a resposta e conto aqui! Bjos !

  4. Álvaro 13/09/2010 às 11:39 am #

    vamos treinar na melzinha alguns métodos deles entao! seeeeentadeeeeitapaaaaaataaaaaa! hehehe

Os comentários estão desativados.

