Será que a dieta do seu cão é a “dieta das sobras” ?

9 out

Mel: para ganhar petisco, tem que trabalhar!

Semana passada falamos sobre as opções de dieta  mais utilizadas para os cães. Faltou falar sobre uma “dieta” bastante utilizada nos lares mundo afora: as sobras da mesa.

As sobras podem ser literalmente o que sobrou do almoço/jantar e é dado ao cão como refeição, ou podem ser alimentos  retirados da refeição dos humanos e oferecidos ao cão como agrado ou petisco.  Se essa é a fonte principal de alimento do seu cão, você pode estar oferecendo a ele uma das piores dietas possível em termos de balanceamento de nutrientes.

Muitos alimentos que comemos podem ser potencialmente perigosos e tóxicos aos animais. Mesmo em casos onde a comida não é perigosa, alguns problemas podem surgir deste hábito de comer “comida da mesa”. O animal pode ficar cada vez mais seletivo para se alimentar e passa a apresentar aversão a sua comida regular , que é a que possui os nutrientes que ele necessita.  O resultado pode ser um animal mal nutrido e temperamental para comer. Yorkies têm o estômago sensível e podem ter diarréia e vômitos.

 Não tem problema dar petiscos aos cães, desde que você verifique com seu veterinário quais alimentos você pode oferecer, qual a quantidade , e lembre-se nunca dê petiscos por nada ;sempre  recompense um bom comportamento através deles. Assim você não põe em risco a alimentação do seu cão, e o encoraja a se comportar cada vez mais da forma que você quer.

E você, resiste a carinha de gatinho-do-shrek quando seu yorkie pede comida à mesa?

3 Respostas to “Será que a dieta do seu cão é a “dieta das sobras” ?”

  1. vera 09/10/2010 às 7:58 am #

    Olà Bianca.Para Os meus 3 yorkies dou como base a raçaõ Hills misturada com carne frango(filé)ou peixe.È claro que com legumes tambem.Eles adoram e nunca tiveram qualquer doença.Nem diarreia nem vomito nada.Adoram comer queijo branco pela manhã.bjus Vera

    • Sueli 09/10/2010 às 11:16 am #

      Pois é Bianca….

      isso aqui em casa é um problema!
      Eles comem a ração Eukanuba, tb dou como petisco os palitinhos da Organnact que são ótimos!(o amarelinho pele food palitos é ótimo), mas….meu marido os acostumou a tomar o café da manhã com eles. Então, eles se reunem ao seu lado para ganhar um miolinho de pão com manteiga, ou um pedacinho de queijo , etc… e a noite no jantar, sempre rola uns pedacinhos de bifinho! eu brigo, mas não tem jeito!
      Ah…tb intercalo em alguma refeição uma comidinha de panela para eles. Simplesmente amam!

  2. ainho 10/10/2010 às 1:35 pm #

    a melziha so ganha petiscos depois que ela seeeeeeeeeeeeeeeeenta!! ou, deeeeeeeeeeeeeeeeeita!!!

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: