Pergunte ao criador: posso deixar meu cão sozinho em casa?

15 out

 

O York é um cão muito apegado ao dono e  ele poderá desenvolver algum tipo de depressão  (ansiedade de separação)  se for deixado sozinho por muitas horas ao dia, várias vezes por semana.  Alguns destroem móveis e tapetes,  deixam de comer e perdem peso,  lambem” a patinha até ferir, ficam mais agressivos ou muito tristes,  fazem as necessidades fora do local apropriado … e ainda podem ficar com o sistema imunológico enfraquecido.
Quem deseja ter um amiguinho peludo, precisará ter tempo para educá-lo e curti-lo! Caso contrário é melhor adiar a compra para um outro período da sua vida ou então pensar  num  animalzinho de estimação menos dependente da presença humana …  


Algumas dicas para quem precisa deixar o amiguinho ,poucas horas do dia, sozinho em casa:
– Deixe o rádio ou TV ligada
– Coloque uma peça de roupa sua, com seu cheiro, na caminha do cão
– Dê a ele brinquedos
– Não se esqueça de colocar água fresca no bebedouro antes de sair de casa!
– Se tiver condições, tenha mais de um cão, assim  um fará companhia ao outro na ausência da família humana!

Por Christiane Figueiredo , proprietária do Canil Sweet Angels e criadora de yorkies há quase 10 anos.

* Se você tem alguma dúvida sobre cuidados com seu yorkie, escreva para nós: pequenograndecao@hotmail.com ou deixe sua dúvida nos comentários, que a Chris vem respondê-las toda sexta-feira!

10 Respostas to “Pergunte ao criador: posso deixar meu cão sozinho em casa?”

  1. Camilli Chamone 15/10/2010 às 8:48 am #

    Concordo em gênero, número e grau com o que a Chris falou.
    🙂

    • Bianca 15/10/2010 às 9:15 am #

      Camilli, acho que estou criando o problema ao contrário… há algumas semanas comecei trazer a Mel comigo pro trabalho, sempre na parte da tarde ( e fico até de noite). Aí ela se acostumou, é só dar a hora de ir trabalhar que ela corre para a porta de casa, abana o rabinho e faz aquela cara de ” e aí, vamos?” e agora mooorro de dó de não levá-la comigo… só que tem dias que não dá para levar…

  2. Paula Costa Wakaya 17/10/2010 às 11:51 pm #

    Sempre que saio, deixo a tv ligada, ele adoro desenho (pelo menos eu acho). Aliás, seria legal um post sobre a visão que os yorkinhos (e/ou todo cão) têm do mundo.. Cores, coisas que despertam a atenção deles, sou curiosa para saber! Super beijosss

    • Bianca 02/11/2010 às 5:11 pm #

      Paulaaaa
      só vi seu comentario agora, ele estava na cx de spam :((((
      adorei a sugestão, pode deixar que em breve vai ter um post sobre a visão dos cães ok ! beijooo

  3. Camila Abreu 28/12/2010 às 3:26 pm #

    minha dica é: Por favor! Evitem o Pet Shop que está cituado na rua Aimberê, Vl Pompeia – São Paulo, SP
    É UMA VÁRZEA!! Nem eu nem o meu bichinho fomos tão maltratados na vida! Um verdadeiro pulgueiro, do mais baixo nível e valores morais e éticos! Sobretudo, a “doutora” e o seu capacho !
    Queria eu ter recebido uma dica assim antes de entregar o meu Balboa na mão desses verdadeiros animais!!!

    • Bianca 28/12/2010 às 8:46 pm #

      Olá Camila ! Obrigada por avisar !
      Infelizmente precisei omitir os nomes, pois não podemos divulgar aqui , ok !
      beijos !

  4. Cristina 12/02/2012 às 10:30 pm #

    Ganhei um yorkshire de 2 meses. Ele está conosco a apenas 4 dias. Ele é bem comportado, não chora nem late muito. A única dificuldade tem sido treina-lo a fazer as necessidades no lugar certo, mas estamos progredindo.
    O que tem me incomodado é que ele dorme muito. Fico preocupada. Será que isso é normal por ele ser muito novinho ou devo procurar um veterinário?
    Ele é bem espertinho e adora brincar, mas quando está parado, só dorme.
    Ah, ele pode ficar no ar condicionado? Ele ficou um pouco e começou a espirrar. fiquei preocupada e não liguei mais o ar. Ele também espirra quando sente cheiro de perfume forte ou material de limpeza. Será alergia?
    Me ajude, por favor.

    Parabéns pelo blog! Adorei! Estou lendo tudo e aprendendo muita coisa.

    • Bianca 13/02/2012 às 11:37 am #

      Oi Cristina tudo bem?
      Sim, é normal filhotes dormirem bastante até os 4-5 meses, pode deixar ele dormir tranquilamente!
      Agora, se puder leve-o ao veterinário mesmo assim, não pela quantidade de sono, mas para que o médico veja se está tudo bem com seu filhote, te oriente com relação as vacinas, etc …
      Sobre o ar condicionado, o meu veterinário não recomendou que a Mel ficasse muito tempo , pq ela também começou a tossir, então eu tento evitar.
      Com relação a espirrar com os odores mais fortes é normal pois os cães tem o olfato super apurado, mas tente evitar a aproximação dele com esses cheiros…uma vez eu tive que levar a Mel às pressas no veterinário pois ela estava meio engasgada, e quando cheguei lá descobri que era porque tínhamos passado um produto no chão, e o cheiro provocou essa reação nela. Melhor evitar, ainda mais que o seu bebe é tão novinho né? rs

      • Cristina 13/02/2012 às 7:39 pm #

        Obrigada pelas informações Bianca!
        O meu cãozinho tem um veterinário que cuidava dele e o vacinou antes dele chegar aqui em casa. Mas está chegando o dia dele tomar outra vacina e vamos leva-lo em outro veterinário, pois não gostamos deste que cuidava dele, ele errou com um outro cãozinho que tivemos e perdemos o nosso bichinho. Então não vamos confiar nele para cuidar do Mayke.
        Fico angustiada quando ele espirra, por isso estou tentando não deixar que ele se aproxime de lugares com cheiro forte e estamos evitando o ar condicionado, estamos fazendo este sacrifício por ele, pois aqui faz muito calor, tá difícil de dormir.
        Se ele dormisse quietinho na caminha dele, nós podíamos ligar o ar um pouco e ele ficaria em um cantinho do quarto onde o ar quase não chega, mas ele é teimoso, não dorme na caminha dele, só dorme no chão. O Coloco na caminha e faço carinho até ele dormir, para ver se ele entende que alí é o lugar de dormir. Mas quando ele dorme e eu saio de perto, ele levanta, deita no chão e volta a dormir. Tenho passado a noite toda vigiando se ele está no chão ou na caminha. rs

  5. Eliane Guimarães Feitosa 24/05/2012 às 5:09 pm #

    Olá Bianca!!
    Eu comprei um Yorkshie, e gostaria de saber até que idade eles crescem??
    Desde já, agradeço pela atenção!!

    Eliane.

Os comentários estão desativados.

