Tudo de Cão: como me preparar para a chegada do filhote?

21 dez

Olá!
Eu vou ter um Yorkshire em breve, e tenho lido muito sobre a raça, os cuidados,o treino, etc. Mas o que me preocupa é o primeiro/segundo dia do cão em minha casa. Que mudanças devo fazer  antes de ir buscá-lo? Qual o meu comportamento logo de inicio?

Parabéns pela escolha e principalmente por estar se informando e preparando para receber o filhote. Muitas pessoas decidem e compram um cão impulsivamente, sem pesquisar sobre qual seria a melhor raça para o seu caso, sem preparar o ambiente para receber o filhote, enfim, sem se preparar minimamente para recebê-lo, isso gera uma série de problemas que você provavelmente não terá, por estar se preparando e pesquisando antes de levar um filhote para casa.

A primeira coisa que orientamos aos nossos clientes é que lembrem-se de que o filhote é muito sensível e além disso, ele acabou de ser separado da mãe, irmãos, local em que estava habituado. Ele agora estará longe de tudo o que conhecia e do que lhe trazia segurança, com certeza na primeira noite ele vai chorar. É importante que você esteja preparado, sabendo que o filhote vai chorar até se adaptar ao novo local e se sentir mais seguro e saber como atuar em relação a essa situação. Então, o que fazer?

Quando o levar para casa, brinque bastante com ele, faça de tudo uma festa, usando brinquedos, petiscos, ossinhos, para que ele imediatamente associe positivamente o local, as pessoas e tudo o que estiver acontecendo, será também o primeiro contato dele com você, mostre a ele que estar com você é muito legal. Deixe-o exausto até o momento em que for colocá-lo para dormir, para que ele realmente esteja cansado e durma, ao invés de chorar a noite inteira por se sentir sozinho e assustado.

Nós, da Tudo de Cão, recomendamos que, sempre que possível, o filhote passe a primeira semana dormindo no quarto com alguém da casa. Desta forma ele se sentirá mais seguro e saberá que não está sozinho. Caso não exista essa possibilidade e o cãozinho comece a chorar, não dê broncas de jeito nenhum, ele já estará suficientemente assustado.  Por outro lado, se você for no local onde ele está e tirá-lo de lá, enquanto ele está chorando, você estará ensinando que basta ele chorar, que você aparece, fazendo com que esse choro dure muito mais do que teria durado se você simplesmente tivesse ignorado na primeira noite.

Orientamos também que você faça um cantinho para ele, como se fosse o quartinho do cachorro. Esse local deve ser forrado com jornal ou fralda para que você já comece a ensiná-lo a fazer as necessidades no local correto, então, se você quer que ele faça as necessidades na área de serviço, por exemplo, arrume para ele nesse local um cantinho e forre tudo de jornal, ou fralda. O cão por si só vai começar a escolher um local nesse cantinho para fazer as necessidades, que provavelmente será longe de onde está a água, comida e caminha dele. A medida que ele vai frequentemente fazendo as necessidades em um determinado local do jornal ou fralda, você começa a retirar as outras folhas que estão ficando sempre limpas, até ficar com uma ou duas apenas.

Quando levá-lo para dentro de casa com você, coloque-o constantemente em seu cantinho para que faça as necessidades no local correto e não pela casa. Se ele fizer na fralda ou jornal, recompense-o bastante mostrando que ali é o local correto. Não se esqueça de que você precisará levá-lo muitas vezes ao “banheirinho” porque o filhote não consegue segurar o xixi e o coco como um cachorro adulto.
 
Tenha paciência e sempre que ele estiver com você solto pela casa, supervisione para que ele não comece a fazer as necessidades em locais inadequados. Você pode se planejar para quando ele estiver com você na sala, por exemplo, de 30 em 30 minutos levá-lo ao banheirinho. Se fizer esse manejo recompensando sempre que fizer no local correto, em pouco tempo ele poderá ficar solto pela casa e irá sozinho ao local correto para fazer as necessidades, sem que você precise ficar levando.

Estes artigos que nossa equipe escreveu também podem te ajudar bastante:

Comprando ou Adotando um cãozinho
Xixi e cocô em local correto
Morder e destruir objetos
A importância da socialização e como fazê-la

 

Divirta-se  bastante com ele!
Abraço,

Maria Baptista
Especialista em Comportamento Animal
( (11) 8339-1122
E-mail: maria.baptista@tudodecao.com.br
Home Page: www.tudodecao.com.br
Blog: www.tudodecao.com.br/blog

 

8 Respostas to “Tudo de Cão: como me preparar para a chegada do filhote?”

  1. dani 21/12/2010 às 8:26 pm #

    Oi! Estou com um filhote de york há duas semanas em casa. A primeira noite foi complicada… mas como a caminha dele fica do lado da minha cama(tá, sei que é errado, mas…) ele ameaçava chorar e eu já lhe acariciava… Depois, as outras noites foram mais fáceis. O mais difícil é ensinar as necessidades no lugar certo… Mas eles aprendem. Só precisamos ter paciencia e persistencia. Boa sorte!!!

    • Bianca 22/12/2010 às 12:35 am #

      Oi Dani!
      A Melzinha veio para a minha casa com 45 dias ( cedo demais ! hoje eu sei..) e sempre dormiu no meu quarto, ao lado da minha cama. Ela nunca chorou.
      hoje ela dorme na minha cama mesmo😉
      nem todos os especialistas em comportamento são contra o animal dormir na cama… há controvérsias hihi
      beijo manda foto da sua pequena !

    • Maria Baptista 22/12/2010 às 5:06 pm #

      Olá Dani, não se preocupe, se o seu acariciar o acalmou e hoje em dia ele não chora mais, ótimo!
      Em relação às necessidades, organize um cantinho forrado com fralda ou jornal para o seu york e leve-o até lá para que faça as necessidades, como se estivesse ensinando uma criança a fazer xixi no pinico e não mais na fralda, se ele não quiser fazer no momento em que o levou, tente mais tarde novamente, volte com ele para os outros ambientes da casa, mas sempre observando para que ele não erre, o ideal seria ficar com ele ao seu lado (para conseguir supervisionar melhor, se ele começar a fazer em algum local errado, pegue-o gentilmente e leve-o até o banheirinho, nunca brigue com ele por fazer em locais inadequados, isso só dificulta o aprendizado), ou deixá-lo no banheirinho até que faça, depois que fizer, ele poderá voltar. Quando ele fizer as necessidades no banheirinho recompense-o muito com petisco, carinho, bolinha, dando a ele o que ele mais gosta, ele precisa ser muito recompensado para que volte a fazer nesse banheirinho novamente. Se você recompensá-lo bastante sempre que acertar e ao mesmo tempo controlar o ambiente para que ele não erre, em pouco tempo ele estará acertando!!🙂

  2. Sara Favinha 23/12/2010 às 3:58 pm #

    Dani e Bianca,

    Nós da Tudo de Cão não vemos nenhum problema dos cães dormirem com os donos (minha cachorrinha Radha dorme comigo!), desde que o cão não apresente agressividade com o dono ou com outras pessoas que chegam no quarto.

    É muito importante para o filhote se sentir seguro na primeira semana, e estar ao seu lado vai proporcionar isso. Tudo está diferente para ele, desde os cheiros, ambientes, pessoas, e tudo que ele conhecia desapareceu.
    Até a imunidade deles costuma cair, então, tentar minimizar esse estresse só vai beneficiá-lo!

  3. dani 23/12/2010 às 5:53 pm #

    Meninas, muito obrigada pelas dicas!!! Estou de férias na casa da minha mãe e aqui as coisas estão complicadas para educar o meu bebê. Mas assim que voltar pra casa eu sei que vou conseguir educa-lo!!! Bianca, o meu outro bebê também dormia na minha cama… Esse só não dorme ainda porque não aprendeu ainda a descer. Tenho medo dele resolver pular e se machucar… kkkkkkkk

  4. didi 24/12/2010 às 8:31 am #

    Ola.
    Fui buscar a minha menina ha 3semanas. a primeira noite nao teve complicações, ela nao chorou nem nada. o pior tem sido ensina-la a fazer as necessidades no local certo. sem ser isso esta tudo a correr muito bem. bjs

    • Bianca 24/12/2010 às 9:30 am #

      Oi Didi!
      Paciência e calma nessa hora , que ela vai aprender sim! bjo!

  5. cleusa fornazari 26/02/2012 às 8:38 pm #

    só kero dizer ke estou muito grata pois aprendi muito aki.agora sei como cuida do meu filhótinho ele tem 1 mes de vida,dorme no meu guarto pertinho de mim…bjossssss..e muitissimo obrigada…

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: