Tudo de cão: Meu yorkie está se rebelando!

6 jan

Meu york tem 3 anos, faz 2 anos que mora comigo. Moramos num sobrado que tem quintal, então ele passa o dia lá fora e a tarde, quando chego do trabalho, até o outro dia pela manhã, ele fica dentro de casa, inclusive dorme ao lado da minha cama, na caminha dele. No começo ele fazia xixi e cocô em tudo, aí ensinei ele com o spray “aqui não pode” e tudo ficou certo. Porém, faz um dois meses que ele voltou a fazer xixi e cocô em tudo, até em cima do sofá! No banheiro, no pé da cama, no meio da cozinha… ele entra pra dentro de casa pra urinar! Não sei mais o que fazer… nada mudou na nossa rotina, não temos outro cachorro, ele sempre é mimado, brincamos com ele… Me ajuda!

Carla

Olá Carla, tudo bem?
Vou te passar uma série de dicas que podem te auxiliar no caso do seu cãozinho:

– Procure passear com ele todos os dias, por pelo menos 30 minutos. É possível que ele comece a fazer as necessidades nos passeios, e se você deseja que isso aconteça, pode recompensá-lo com carinho ou um pedacinho de petisco cada vez que faz xixi ou cocô no passeio. 

– Caso você ou alguém da casa já tenha ficado bravo diversas vezes com ele quando erra o xixi e cocô, as chances de fazer estando na guia e com você do lado diminuem bastante. Isso ocorre porque quando brigamos com o cãozinho enquanto ele está fazendo as necessidades, eles acabam associando que este comportamento é errado, e não o local. Observe se seu cãozinho faz as necessidades escondido ou quando você sai de perto. Se sim, provavelmente foi isso que aconteceu. Para reverter esta situação, quando encontrar as necessidades dele em local correto recompense sempre das duas formas que citei acima, e nunca mais briguem caso ele erre novamente.

– Retire o potinho de ração da varanda e não alimente-o mais lá, caso esteja fazendo isso. Dê a ração exatamente em cima dos locais que ele escolheu para fazer as necessidades dentro de casa. Os cães costumam evitar fazer xixi e cocô perto de onde comem e de onde dormem. Faça isso por pelo menos 2 semanas em todas as refeições. Depois disso, caso ele deixe de fazer as necessidades nestes locais, escolha um lugar da casa longe do jornal ou fraldinha dele para oferecer todas as refeições.

– Todas as vezes que ver ele fazendo xixi e/ou cocô no local certo, recompense, faça festa, carinho, dê petiscos, ração, brinque de bolinha ou do brinquedo favorito dele, ou seja, mostre que você está muito feliz por ele ter feito no local que fez.

– Faça enriquecimento ambiental dentro de casa com ele, isso vai deixar mais claro ainda que dentro de casa é local de comer e brincar e na varanda é local de fazer as necessidades.

– Se possível, deixe ele ter acesso à casa (nem que seja somente uma sala ou escritório) quando você não estiver e assim que ele começar a acertar tudo, primeiro pois você terá mais espaço para fazer o Enriquecimento Ambiental, depois porque ele pode escolher um local para dormir e dificilmente fará as necessidades perto de lá. Assim você pode até colocar o pote de água para dentro, deixando a varanda exclusivamente para as necessidades.Leia sobre Enriquecimento Ambiental aqui:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Abraço e boa sorte!!


Sara Favinha é Zootecnista e especialista em comportamento animal, integra a equipe da Tudo de Cão, e  irá responder dúvidas dos leitores. Deixe sua pergunta nos comentários ou envie um e-mail para pequenograndecao@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: