Tudo de Cão: Meu cachorro enlouquece quando vou trabalhar!

18 jan

Olá, Meu yorkie faz um escândalo quando saio para trabalhar e tenta me impedir a saída de todas as maneiras. Agora eu pego ração e jogo no chão para ele me permitir sair na porta, ele late e tenta me morder super ansioso. Já deixei uma câmera gravando, vi que ele dorme, chora um pouco, uivaaaaaaaaaaaaa, por 5 minutos depois vai pra caminha e fica ali direto. Me preocupo com meus vizinhos, pois moro em apartamento. O que fazer?

Beijos,

Elaine

_________________________________________________________________________________________

Oi Elaine!

Os cães são animais muito ativos e de natureza social, portanto o que mais gostam é de viver em companhia de outros cães ou do dono, ocasião na qual costumam gastar suas energias com passeios, brincadeiras ou mesmo seguindo alguém pela casa! Porém, quando estão sozinhos, sem nada para fazer e ainda com muita energia acumulada, podem demonstrar sua “frustração” uivando, latindo, roendo objetos da casa ou até apresentando comportamento de automutilação, como lambeduras compulsivas que podem vir a se tornar ferimentos graves.

Por isso é muito importante cuidar da atividade de seu cão mesmo na sua ausência.

Jogar a ração no chão o faz tirar a atenção de você no momento da saída, porém poucos segundos depois (talvez assim que você tirou a chave da porta) ele já percebeu que você se foi e ele não vai ter mais nada a fazer embora esteja com muita energia guardada. Existem no mercado vários brinquedos recheáveis que podem ser oferecidos nesta situação, que ajudam a manter o cão entretido por um longo tempo, o que o fará entender que mesmo na sua ausência ele poderá se divertir.

Antes de deixar o brinquedo e ir embora, apresente-o ao seu cão e encoraje-o a buscar o alimento, mesmo que inicialmente ele se mostre apreensivo, incentive-o movimentando o brinquedo no chão para que a ração caia e ele se sinta estimulado. A princípio ofereça enquanto você está em casa e assim que ele se interessar não interfira, deixe-o brincar sozinho. Quando ele demonstrar bastante interesse comece a utilizá-lo na sua saída para o trabalho.

Você pode fazer um brinquedo caseiro utilizando uma garrafa pet, limpa e com tampa, faça vários furos de tamanho suficiente para passar um grão de ração por vez, coloque uma porção de ração e o cão deverá fazer com que ela role para o alimento passar pelos furos e cair no chão.

Outra dica importantíssima são os passeios diários. Seria ótimo levá-lo para um passeio de pelo menos 40 minutos antes de você sair para o trabalho, na volta ele estará cansado e com fome. Ofereça a porção de ração no brinquedo. Com fome e atividade física já feita seu cão certamente vai ficar bem mais tranquilo na sua saída, pois terá que se preocupar em se alimentar e depois descansar como um anjo!

Escrevemos três artigos no site da Tudo de Cão sobre Enriquecimento Ambiental, que podem te ajudar muito nessa situação:

Enriquecimento Ambiental 1

Enriquecimento Ambiental 2

Enriquecimento Ambiental 3

Ana Paula Gonçalves é adestradora e integra a equipe da Tudo de Cão, que colabora com o blog respondendo às dúvidas dos leitores. Deixe sua pergunta nos comentários ou envie um e-mail para pequenograndecao@hotmail.com

Conheça mais sobre a Tudo de Cão clicando aqui.

12 Respostas to “Tudo de Cão: Meu cachorro enlouquece quando vou trabalhar!”

  1. elaineduarte 18/01/2012 às 8:16 am #

    Obrigado pelas dicas. Em relação a roer objetos ou detonar a casa com outras coisas ele não faz. Mas realmente tenho que ver que brinquedo comprar. Sobre a garrafa pet não posso fazer esse brinquedo, pois eu ja fiz ele adora. Mas faz um barulho terrível para quem mora embaixo do apartamento, pois ele sai correndo co ma garrafa come as comidinhas e depois quer comer a tampa da garrafa e ir atrás dela. Dai não posso…rsrsrs

    O jogar a ração é só pra tirar a atenção dele mesmo…se alguém tiver alguma dica de brinquedo que funcione, me de uma força ai…..abraços a todos.

    • Bianca 18/01/2012 às 11:52 am #

      Elaine, vc pode fazer o mesmo brinquedo mas com ração úmida, assim ele se distrai e nao faz barulho. Vc conhece a Kong? Ela é feita exclusivamente para colocar ração umida ( tem ate uma pastinha especial que se compra para colocar nela) e o cachorro se distrai enquanto tenta lamber. Outra sugestao sao os casquinhos de vaca, os caes amammmm roer aquilo, vc ja viu?
      Os dois vc compra na bitcao: http://www.bitcao.com.br
      ja usei ambos e recomendo. bjos!

      • elaineduarte 19/01/2012 às 9:01 am #

        Olá Bianca, não conheço não esses produtos e vou ve-los agora. Ele tem 7 meses o Eiky e pode ser meio sem noção o que eu vou perguntar……mas não tem problema de ficar dando todos os dias essa ração úmida pra ele? não vai engordar?

        Ele ainda destrói todos os brinquedos que dou, nada fica e ja testei vários. O que ele mais gosta são de meias com nós e corda, isso ele adora.

        Vou da uma olhada nesse casco de vaca e esse kong que não conheço. Obrigada

      • Bianca 19/01/2012 às 9:11 am #

        Oi Elaine! Pode engordar sim ! kkk
        o ieal é vc considerar a ração úmida como parte da dieta, ou seja, ao inves de dar X de almoço, vc diminui a quantidade equivalente em ração para dar no brinquedo, entendeu? Na duvida, pergunte ao vet do seu filhote o qto de ração ele pode comer por dia e separe uma parte desse total para colocar no brinquedo!
        bjo!!

      • elaineduarte 19/01/2012 às 9:23 am #

        Entendi sim Bianca a ração que ele come é PROPLAN PUPPY SMALL BREED e sigo a tabelinha da ração, dividindo-a em duas vezes ao dia. Já estava pensando nisso agora quando você me deu essa idéia.

        Você que ja conhece esses produto Kong, ele não vai destruí-lo? Porque são carinhos né…rsrsrs. Mas se vale r a pena eu compro, quero o melhor para o meu amiguinho…hehehe

        Abraços e obrigada

      • Bianca 19/01/2012 às 1:27 pm #

        Oi Elaine! Então, a Kong é feita de um material bem resistente, eu tenho 4 cães e nenhum estragou, mas a cachorrada aqui não é de destruir muito as coisas sabe? Se o animal for muuito destruidor eu não sei se estraga!
        Ja o casquinho de vaca todos os cachorros que eu dei ficam alucinados com ele, eles vao roendo aos poucos, de repente é uma boa opção pra vc pq nao vai alterar a dieta nem tem perigo de estragar! Só que tem durabilidade limitada, pois o cao vai roendo e qdo fica pequeno tem que jogar fora, para nao ter perigo de o animal engolir.

        Lembrando que nenhum desses brinquedos vc deve deixar a disposição o tempo todo, se não o animal perde o interesse. De apenas qdo for sair, de preferencia como recompensa por algo – vc pode pedir pra ele sentar , por exemplo, antes de ir embora e dar o brinquedo🙂

  2. Roberta 18/01/2012 às 1:01 pm #

    Olá Elaine!!

    Então eu ensinei o meu yorkie (Kako) a toda vez que saímos, ele recebe um biscoito e fica bem quietinho. Se ele não receber é pq ele pode ir com a gente. Caminho com ele de manhã antes de sair, meu marido que trabalha em casa, leva ele ao meio dia e depois das 18h.
    Quando meu marido vai viajar, eu saio de manhã para trabalhar e volto só a noite, porém, sempre levo ele passear antes de sair e também logo que eu piso em casa na volta. Assim, ele sabe que quando eu chegar, ele vai passear de certeza!!! Mas daí sempre tem um xixi na sacada, ou na cozinha pq ele não aguenta o dia todo me esperar!! hehehehe…
    Meus vizinhos dizem que nem parece que tem cachorro ali, pq nunca escutam nada!!!

    Então é isso, com passeios e biscoitos eles ficam bem mais calmos e a saída fica bem mais fácil!!
    Espero ter ajudado com minha história!!
    beijosssss
    Roberta

    • elaineduarte 19/01/2012 às 9:03 am #

      Olá Roberta, já agradeço pela ajuda.

      Realmente é impossível eu andar com ele antes de trabalhar. Só quando volto. Infelizmente não sei e não consegui ensina-lo a fazer xixi na rua também, ele só faz no banheirinho dele.

      Vou me esforçar o máximo em colocar tudo em prática, as dicas que me passaram. Muito obrigada

  3. elaineduarte 19/01/2012 às 1:30 pm #

    Oie Bianca,

    É com a ração eu ja peço pra ele sentar….rsrsrs……obrigada pelas dicas e vou tentar ou fazer alguma coisa por aqui. O que de certo escrevo aqui. Abraços

  4. Ana Paula 13/02/2012 às 7:00 pm #

    Oi Elaine,

    Aí vai mais uma dica legal que faço para meu cão e acho que ele ama!!! Quando sei que vou passar longo tempo na rua, ofereço toda a refeição dele como enriquecimento ambiental, ou seja, além dos Kongs recheados (uso um com pedacinhos de frango cozido e outro – Kong Woobler – com ração seca), jogo grãos de ração dentro da casinha dele, embaixo do colchonete e também no meio de um paninho (ele revira tudo para achar os grãos e deve gastar um bom tempo nisso). Como o meu cachorro fica na garagem, coloco também alguns grãos escondidos sob as prateleiras, no cantinhos das paredes, degraus da escada, embaixo de uma caixa de sapato (virada com a abertura para baixo), etc… tudo isso sem ele ver, claro! Prendo ele em outro lugar, escondo tudo e só na hora de sair eu solto. Como ele já está acostumado, já vai correndo e cheirando tudo, nem percebe que eu saí! Mas é importante que fique atenta em dois pontos: 1) nos lugares onde vai esconder a ração para que não esteja ensinando ele a mexer ou roer objetos errados (por exemplo, se esconder embaixo da almofada do sofá, ele poderá passar a roer a almofada) e 2) não ofereça desafios muito difíceis no começo, como usar uma caixa de sapato que ele não consegue virar, pois isso só o deixará frustrado! Faça um teste antes sob supervisão para ver como ele lida com cada desafio e avalie o que ele gostou mais e o que não oferece risco de dar errado. Um abraço!

    • elaineduarte 14/02/2012 às 1:03 pm #

      Obrigada Ana Paula pela dica…eu vou fazer sim…bjs

      • Vandi Antunes Alves 17/02/2012 às 8:58 pm #

        Oi Ana Paula,
        Adorei as dicas, vou colocá-las em prática, pois a minha cachorrinha tem um comportamento bem parecido com os já citados.
        Obrigada, um abraço!

Os comentários estão desativados.

