Dia de recuperação – castração e remoção de tártaro

7 fev

Depois de anos pensando e adiando, ontem foi o dia da cirurgia de castração da Mel. Graças a Deus tudo correu bem, e hoje ela está como na foto acima – descansando ! Aliás, ela saiu em todas as fotos assim porque eu tirei logo que voltamos da clínica ontem, e ela só dorme =)

Consegui agendar a cirurgia porque ela está com quase 4 anos e nunca tinha feito uma limpeza de tártaro e já estava na hora. Aproveitando todo o procedimento da anestesia, resolvi pedir a castração junto.

Antes de agendar a data, fizemos um exame de sangue e um raio-x do torax ( para ver se estava tudo ok com o coração, já que ela teve problemas quando era filhote). Estava tudo bem e marcamos para 06/02.

A clínica que escolhi é muito bem recomendada e disponibiliza  além do médico veterinário que faz a cirurgia, um anestesista que utiliza anestesia inalatória ou  peridural , consideradas mais seguras.

Fiquei com ela na clínica por quase 1h, onde ela foi tranquilizada e eu só fui embora quando ela já estava entrando na sala para ser preparada. Saí com um nó imenso na garganta , rezando para ter feito a escolha certa. Quando voltei para casa, me dei conta de que era a primeira vez em quase 4 anos que eu chegava em casa e ela não estava! Foi uma sensação muito ruim, espero não sentir isso de novo tão cedo… !

No final do dia ela já estava liberada para ir para casa ! Que alívio ! 🙂

A recuperação dela está sendo ótima, hoje cedo ela já quis sair correndo pela casa e eu tive que segurar, pois ela deve ficar em repouso esta semana !

Os dentinhos estão branquinhos e cheirosos como de filhote…

Ela tem uma listinha de medicamentos para tomar, e tenho que ficar de olho para não esquecer nada.

Essa roupinha que ela está usando é uma roupinha cirúrgica, feita especialmente para cobrir a região dos pontos , assim ela não se lambe nem tenta remover o curativo. É uma alternativa àqueles colares elizabetanos que mais parecem instrumento de tortura..

Agora é esperar ela se recuperar para voltar a ser a espoletinha da casa =)

Quer ler mais sobre castração em fêmeas? Clica aqui!

15 Respostas to “Dia de recuperação – castração e remoção de tártaro”

  1. sarafavinha 07/02/2012 às 5:22 pm #

    Ótima recuperação para ela Bianca! Dos 8 aqui de casa, só falta a Camomila! 🙂

    • Bianca 07/02/2012 às 5:26 pm #

      Oi Sara! Obrigada!
      Daqui de casa só faltava a Mel, as outras 3 fêmeas e os 2 gatos são todos castrados… é que a Mel por ser tão pequenina e pelos probleminhas que ela teve sempre me causou mais receio! Mas eu acho que a subestimei, a recuperação dela está sendo melhor do que a de outras fêmeas maiores que já castramos !
      Beijos !

  2. Luzia 07/02/2012 às 5:55 pm #

    Ela vai se recuperar rapidinho, você vai ver.. Lendo o post parece que estava vendo novamente a castração da Laura…rs.. Eu fiquei lá, apavorada, mas não vim embora, não consegui…Mas foi rapidinho e deu tudo certo. Eles nos surpreendem apesar de tão pequenininhos! Só se prepara para desembaraçar os pêlos embaixo dessa roupinha.. Dá trabalho… 😉

    • Bianca 07/02/2012 às 8:20 pm #

      Oi Luzia ! Já estou pensando nesses pelinhos embolados, alias hj ja dei uma penteada para a coisa não ficar tão feia!
      E é verdade, a melzinha esta surpreendendo a todos nós, hoje já quis brincar, correr, ela nem se lembra que tem pontos na barriga rsrs preciso ficar de olho se não abre tudo !
      Beijos !

  3. Iris Terra 07/02/2012 às 6:10 pm #

    Olá!
    Curto seu blog desde o início. E fiquei muito feliz com a sua volta. Sempre tem coisas interessantes pros nossos fofinhos aqui, que podemos tirar como lição.
    Queria te falar umas coisas e perguntar outras: Eu tenho 2 cadelinhas: A Mell, que é uma yorkshire e a Dinha, que é uma shihtzu. A Mell tem 2 anos e meio e a Dinha tem 1 ano e 2 meses. Estava pensando na possível castração delas, pq sei que as cadelas sofrem no cio e se não cruzam, sofrem mais…
    O que vc acha sobre esse assunto?
    E onde adquiriu a roupinha pós-cirurgia?
    Um abraço, Iris

    • Bianca 07/02/2012 às 8:18 pm #

      Oi Iris tudo bem?
      Que legal que você gosta do blog, fico muito feliz em poder ajudar em algo! ;D

      Olha, tenho 6 animais em casa ( 4 cães e 2 gatos) e TODOS são castrados! Só faltava mesmo a Mel, que eu demorei para criar coragem e achar que era o momento certo.

      Por mais que seja simples, é uma cirurgia, envolve riscos e deve ser feita com ótimos profissionais. Recomendo que converse com seu veterinário e tire todas as suas duvidas… foi isso que eu fiz. E confesso que alguns dias antes da cirurgia, pensei em desistir. Daí eu liguei pro veterinário e falei com ele, e ele foi muito sincero em dizer que acreditava que a castração traria mais benefícios do que aspectos negativos.

      Ainda é um tema bastante discutido, eu até falei sobre isso aqui: https://pequenograndecao.wordpress.com/2011/02/12/castracao-em-femeas-sim-ou-nao/

      No final das contas a decisão deve ser sua, consciente dos riscos que envolve castrar e dos outros riscos que envolve se optar por não castrar.
      No meu caso, achei que seria melhor castrar, para evitar gravidez indesejada ( sempre existe o risco de um cachorro pular o portão e entrar no quintal de casa né?) e tb prevenir outras doenças que podem surgir ao longo dos anos.

      Espero ter ajudado!

      Ah, a roupinha cirurgica eu comprei em uma clínica , o tel de lá é (43) 33274040 . O tamanho que ela está usando é o n. 0, mas tem em vários tamanhos.
      beijos !

  4. Andrea 07/02/2012 às 6:52 pm #

    Que Bom!!! e que ela tenha uma boa recuperação =)

    • Bianca 07/02/2012 às 8:08 pm #

      Obrigada Andrea ! 😀

  5. Simone 07/02/2012 às 7:41 pm #

    Oi Bi, vamos passar por tudo isto no inicio de marco, pois queremos logo ficar livre desta preocupacao. Hoje tivemos muito frio aqui e deixamos a visita ao veterinario para proxima quinta.
    Desejo a Melzinha uma boa recuperacao.

    • Bianca 07/02/2012 às 8:08 pm #

      Obrigada Simone!
      Não é fácil viu, mas acho que é o melhor a ser feito…
      A melzinha está ótima, nos surpreende cada vez mais!

  6. sonia almeida 08/02/2012 às 10:40 am #

    Oi Bianca
    Que bom vc ter tomado esta atitude, assim ela ficará imune daquela doença horrível que tanto faz o ser vivo sofrer.
    Mas já que Melzinha foi tão bem atendida, vc poderia dizer qual é o nome da clinica e o endereço, pois assim ajudaria outros amigos.
    O meu Bily quando fez castração, ele usou aquele colar, realmente é uma coisa, muito ruim totalmente desconfortável.
    Mas fique tranquila o pior já passou
    Abraços
    Sonia Almeida

    • Bianca 08/02/2012 às 11:16 am #

      Oi Sonia,
      A clínica que atendeu a Mel foi o Centro Integrado de Cirurgia Animal, fica aqui em Londrina-PR. O médico veterinário que está cuidando dela é o Dr Rodrigo, e o telefone de lá é (43) 30271007. Eu recomendo mesmo =)

      A roupinha cirurgica eles tem lá, mas no dia não tinha o tamanho da Mel por isso acabei comprando em outra clínica que eles mesmo me indicaram, dei o telefone ali em cima nos comentários mesmo.

      Beijo !!

  7. Vitória 08/02/2012 às 11:18 am #

    Coisinha mais linda. Já já ela vai ficar em forma novamente. Tenho duas yorks a Kika eu não castrei, ela cruzou e eu fiquei com a filhinha dela a Olivia, que estou pensando em castrar. Atualmente ela esta com quase 3 meses. Tenho tanto medo de castrar e dar algum problema. Que bom que deu tudo certo.
    Abs

    • Bianca 08/02/2012 às 11:42 am #

      Oi Vitória !
      Também tive medo de dar algum problema, mas no final das contas não castrar também pode dar vários problemas.. ´Converse com um veterinário de confiança e tire suas dúvidas, e então tome uma decisão … foi o que eu fiz 😉
      Beijo !

  8. Luciane 12/06/2012 às 7:41 pm #

    Oi Bianca, td bem???e a Mel como esta?
    Espero que ela estaja ótima!
    Tenho um Yorkshire tbm (macho) o Bob, ele tem 3 aninhos e precisa fazer a remoção de tartaros tbm, mas eu morro de medo dele sofrer muito… me fala como foi a recuperação da Mel!!!
    Obrigada!

Os comentários estão desativados.

