Pseudo… hã?? Gravidez psicológica em cadelas

1 fev

Meu bebê!

Melzinha está com pseudociese, também conhecida como gestação imaginária.

Ela tem quase 3 anos , e não foi castrada porque no primeiro ano ela teve muitas complicações de saúde, e nos seguintes eu fiquei com medo. Só que agora os problemas estão aparecendo,( pseudociese é consequência disso) e nesse artigo do D Carmello Liberatio Thadei, ele diz que “as cadelas portadoras desse fenômeno (gravidez psicológica) apresentam recidivas e estão predispostas à hiperplasia do endométrio e piometra, que são doenças graves consideradas como evolução da própria pseudociese.” Ou seja, um péssimo sinal 😦

Mas o que é pseudociese?

As alterações hormonais que ocorrem logo após o cio podem fazer com que cadelas e gatas tenham comportamento e sinais clínicos de prenhez, mesmo sem terem acasalado. Geralmente ocorre cerca de 30 dias após o cio e dura um mês. A estimativa é que ocorra de 50 a 70% nas cadelas, ou seja, é relativamente comum.

Como que eu sei se minha cadela está com gravidez psicológica?

Os sinais mais comuns são comportamento de “Ninho”, adoção de objetos inanimados ou filhotes de outras fêmeas; lambedura do abdômen, agressividade, distensão mamária, produção e secreção láctea, ganho de peso e/ou anorexia.

iihh acho que ela tem isso, o que eu faço?

Leva no veterinário, claro! Algum tratamento pode ser recomendado, especialmente porque também há relação de tumor de mama em fêmeas que apresentam esta condição depois de repetidos ciclos (Mielot et al, 1984)

Referências e indicações:

Pseudociese Canina

Pseudociese nas cadelas

Entrevista sobre pseudociese no Mãe de Cachorro

Pseudogestação no webanimal

6 Respostas to “Pseudo… hã?? Gravidez psicológica em cadelas”

  1. Aline 01/02/2011 às 11:37 am #

    muito bom o texto para mostrar os contras da não castração em algumas cadelas.
    realmente é uma coisa que não tem “curo” e provavelmente haverá rescindivas.

    parabéns

    • Bianca 01/02/2011 às 1:54 pm #

      Oi Aline ! Então, desde que a Mel está comigo eu penso castro-não castro, e por conta dos problemas que ela teve mais nova optei por não castrar. É claro que se ela estivesse saudável já teria sido castrada, temos em casa mais 4 fêmeas todas castradas. Só ficou a Mel mesmo . Acontece que agora ela está saudavel, não vai ter como escapar, irei conversar com um veterinário…aiaiii!!!
      beijo!

  2. Chris Figueiredo - Canil Sweet Angels 01/02/2011 às 12:07 pm #

    Bianca,

    uma dica que tem bons resultados para “secar” o leite das mamas, é fazer compressas com água gelada. É só pegar um paninho, molhar na água gelada e ir colocando em cima das mamas. Normalmente em 3 dias o leite seca e alivia bem o incomodo nas cadelinhas.
    E claro, assim que puder, fazer a castração!
    Bjo

    • Bianca 01/02/2011 às 1:51 pm #

      aiaiaiaiiii vou atras de um vet para ver sobre a castração né.. aiaiiaiaiiii
      =)

  3. Cassia 01/02/2011 às 9:20 pm #

    Oi, Bianca! A Winie também teve pseudociese e decidi pela castração, o que deve ocorrer em breve… Me arrependo de não ter feito antes. Publiquei um post sobre o assunto lá no CãoAmor: http://caoamor.blogspot.com/2010/11/socorro-pseudociese-canina-ou-gravidez.html Bjs!

  4. ainho 02/02/2011 às 12:50 am #

    tadinha do meu quirido bebezinhu!!! 😦

Comentários encerrados.