Como saber se seu yorkie está no peso ideal

26 nov

 

 Yorkies são pequeninos e raramente ultrapassam os 3 kg quando adultos. Devido a suas pequenas dimensões, boa parte se torna “cães de colo” , ganhando muitos petiscos e agrados de seus donos, porém sem se exercitar o suficiente. Como resultado, eles podem ficar com excesso de peso.

Yorkies com sobrepeso podem desenvolver sérios problemas de coração e  articulações. Se estiverem abaixo do peso podem  ter um colapso devido às necessidades de sua existência canina diária. É importante para a saúde de seu cão que você o auxilie a manter o peso ideal durante toda sua vida.

Veja se seu cão está com o peso ideal:

1- Coloque o cão sobre uma mesa, yorkies  são tão pequenos que é mais fácil examiná-los assim.

2- Passe as mãos nas laterais do cão. Posicione a mão logo abaixo do pescoço e gentilmente traga-as para as laterais. Se o cão tiver pelo muito grosso ou longo, será necessário passar os dedos em meio a eles, e não por cima, assim você poderá determinar se consegue ou não sentir suas costelas. Yorkies costumam ter bastante pelo, e por isso é difícil ver suas costelas  estão aparentes ou não. De qualquer forma, se você não consegue sentir nenhum osso devido a quantidade de gordura, ou consegue sentir cada costela individualmente bem protuberante, então algo está errado.

3- Pressione delicadamente, mas de maneira firme, as laterais do cão. Você deverá sentir onde as costelas terminam. Se não consegue, é porque seu cão está muito rechonchudo. 

4- Procure por uma pequena “entrada” na parte traseira do cão, que é o que dá a ele uma ” cintura”. Yorkies não possuem uma “cintura” definida como outras raças, mas você deve conseguir sentir uma pequena diferença logo após o término das costelas , indicando uma mudança na estrutura óssea abaixo da pele. Se essa “entrada” é claramente identificada ao olhar, provavelmente seu yorkie está muito magro. Entretanto, se você não consegue sentí-la de nenhuma maneira, é provável que seu cão esteja com excesso de peso.

5-  Caso você note excesso ou falta de peso, converse com seu veterinário. Mudanças bruscas de peso em um curto período podem indicar problemas de saúde. Se o veterinário constatar que não há nada errado com seu cão, então você terá que trabalhar com o veterinário em uma dieta especial para que o animal possa alcançar  seu peso ideal.

 Lembre-se que apenas você controla o que seu yorkie come. Ajudá-lo a perder peso requer muito mais força de vontade  sua do que dele.
 
Anúncios

7 Respostas to “Como saber se seu yorkie está no peso ideal”

  1. Dani 26/11/2010 às 11:18 am #

    Adorei!!!! O meu bebê está com o peso certo!!! Beijinhossssssss

    Ah,estou pensando em leva-lo para castrar. Já li vários sites e todos são a favor. Será que castrando ele não vai engordar?

    • Bianca 26/11/2010 às 4:24 pm #

      Boa pergunta, vou achar alguém para responde-la para nós ! Aguarde! rs

    • DIDI 27/11/2010 às 7:59 am #

      Acho que faz muito bem castrar o seu pequeno Dani. E não, ele não vai engordar, tem é que lhe dar uma alimentação adequada, pois se não tiver ele vai engordar de qualquer maneira. Também deverá fazer exercício físico frequentemente e assim pode ter a certeza que não engordará. Espero ter ajudado

      • dani 27/11/2010 às 12:53 pm #

        Valeu pela dica, Didi! Beijinhos!

  2. Cassia 28/11/2010 às 6:47 pm #

    Oi, Bianca! Legal você trazer o assunto para o blog! Yorkies são tão pequenos que a perda ou ganho de algumas gramas em pouco tempo pode fazer muito mal… Já publiquei uma tabela com o que se costuma chamar de “score corporal”, talvez você ache interessante: http://caoamor.blogspot.com/2010/06/seu-cao-esta-no-peso-ideal.html. Beijos!

    • Bianca 29/11/2010 às 5:07 pm #

      Adorei a dica Cassia, obrigada !!
      Beijão

  3. Juliana 22/03/2012 às 7:39 pm #

    Eu amo esta raça, foi o melhor presente da minha vida, estava preocupada com o peso da minha mais, seguindo suas dicas esta tudo otimo, e saudavel o mais importante.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: