O yorkie e suas orelhas

3 ago
 

 Os yorkies precisam usar uma ” talinha” ( geralmente uma fita adesiva grossa, pode ser micropore) para ajudar a orelha a se firmar em pé. Ela é colocada quando o filhotinho tem cerca de  30 dias e deve ficar por 15 dias , ou mais dependendo do caso.

A melzinha quando chegou em casa veio com as orelhinhas assim:

ainda bebê, nos primeiros dias em casa

Depois que tiramos as talinhas, as orelhas até ficavam de pé. Mas como ela ficava doente com muita frequência , sempre que a resistencia abaixava, as orelhas caíam também … Era ver a orelha caída e eu já sabia que algo estava mal !

Assim, ela usou a talinha por mais vários dias .  

Melzinha versão coelho

 O único jeito que conseguimos grudar a talinha sem que a outra cachorrinha tirasse foi assim : enrolando com uma volta em cada orelha,sem apertar claro,  e depois unindo as  orelhas com uma faixa  reta. Ficou parecendo um outdoor hehe

Coelhinho nanando

Mas logo que a saúde dela estabilizou, as orelhinhas pararam quietas. E assim elas ficaram:

o bebê e as orelhonas

 Tem casos em que a orelhinha é grande demais ( yorkies fora do padrão) e não tem talinha que dê jeito . Aí é melhor deixar elas caidinhas mesmo, também ficam lindinhas . O importante é não deixar de amar um cãozinho por um detalhe puramente estético !

Orelhas caídas: Também queremos ser amados!

46 Respostas to “O yorkie e suas orelhas”

  1. Ana Corina 03/08/2010 às 8:43 am #

    Meu anjo, pois vou te dizer uma coisa: talas são uma bela porcaria. A melhor dica que posso passar e que não falha nunca é: tose completamente as orelhas de seu yorkie, por dentro e por fora, até que fiquem totalmente em pé sozinhas. Deixe-as LEVES! E claro que se ele comer muita cartilagem, como pés de galinha moídos, a cartilagem do peito do frango e da cabeça dos ossos das pernas, por exemplo, também ajuda bastante.

    O Shoyo chegou pra mim com 4 meses, feio de doer (e o escolhi justamente por isso), usando talas, com as orelhas caídas, a pelagem horrorosa, seco, parecendo um rato, e teve a sorte de ser justamente o período em que eu estava dando alimentação natural para o Sushi a primeira vez na vida, então a melhora dele foi não só absurda, como rápida, mas na verdade o que salvou suas orelhas foi o fato de eu tosá-las completamente, raspando mesmo. Em pouco tempo empinaram e são a coisa linda de hoje, mais de pé impossível. Com o Sushi, que tinha muito pelo, fiz a mesma coisa e elas também eram perfeitas, mas a prova de que o pelo derrubas as orelhas é que se eu não deixassem suas orelhas leves com a tosa da ponta da orelha bem feita (ele tinha muito pelo mesmo), elas davam uma dobrada às vezes, não de ficar caídas o tempo todo, mas vc via que dobravam sob o peso do próprio pelinho dele.

    Como mãe de dois yorkies e madrinha de mais uma penca, posso afirmar talas não servem pra nada, muitas vezes só para justamente derrubar a orelhinha deles.

    Beijo!

    • Bianca 03/08/2010 às 10:44 am #

      Oi Ana!
      Na época eu tosei as orelhinhas também , e faz mesmo muita diferença, já que o peso dos pelinhos fazem a orelha dobrar… Mas no caso da Mel acho que a talinha tb ajudou. Talvez o ideal seja tosar, dar uma boa alimentação, e deixar a opção da talinha por último , já que ela sozinha não costuma dar conta do recado .

      • Ana Corina 03/08/2010 às 6:17 pm #

        O problema, Bi, é que muiiita gente não sabe usar a tala e ela termina por fazer justamente o contrário: derruba as orelhas. Só raspando não tem erro e não é nem desconfortável, nem cruel. Beijo.

      • Bianca 03/08/2010 às 6:33 pm #

        Como eu não entendia nada de talinhas e orelhas , eu levava no vet para ele trocá-las. Talvez seja uma sugestão, melhor de q fazer besteira em casa !

  2. Christiane Figueiredo 03/08/2010 às 1:35 pm #

    Bianca,
    Na verdade, as orelhas dos Yorkies são um dos grandes desafios dos criadores … Para deixarmos as orelhas lindas, retas e com inserção correta, precisamos QUASE SEMPRE fazer curativo com fita Cremer, Crepe ou Micropore.
    Aos 35, 40 dias de vida, raspamos as orelhinhas do filhote. No dia seguinte fazemos o curativo e deixamos por uma semana (no máximo!!! Isso para não correr o risco de infeccionar). Dai, a gente observa, se elas caírem novamente, uns 3 dias depois repetimos o curativo.
    Não basta apenas que as orelhas ficam retas. Elas não podem ser muito “abertas” … a inserção é muito importante para o conjunto da raça.
    E mais um detalhe: nem sempre orelhas grandes são mais difíceis de se levantar! O que realmente conta é a cartilagem delas. Mas também não significa que um Yorkie com cartilagem mais “mole” seja fora do padrão …
    Às vezes temos um Yorkie com pelagem correta e orelhas nem tanto; ou então orelhas perfeitas, cor e pelo corretos, temperamento padrão, porém com uma dentição errada …
    Enfim, não devemos esquecer que estamos falando de Seres Vivos! Para alguns, seria ótimo se existisse uma forminha de “fabricar” filhotes totalmente corretos …. Se fosse fácil a tal da genética, todas nós seriamos parecidas com famosas modelos e nossos filhos seriam perfeitos, não é mesmo?!
    Bjo,
    Chris

    • Bianca 03/08/2010 às 6:37 pm #

      Chris ! Outro dia vi em um fórum uma pessoa perguntando se tinha alguma cirurgia para fazer as orelhas do yorkie dela ficarem em pé , já que não ficavam de jeito nenhum. Pô , é de arrepiar os cabelos né? Acho que falta informação até nisso, antes de tudo são seres vivos, como vc falou, é bacana manter as orelhas em pé, mas tem limite né? aff !

  3. Janini 03/08/2010 às 8:22 pm #

    Meu Magoo que sumiu tinha as orelhinhas em pé..saudades dele

  4. ana 15/10/2010 às 3:10 pm #

    tenho um york,chamado fiuk…ele ja esta com 4meses, suas orelhas sao caidas,sera q com a tosa ainda da tempo de levanta-las…apesar de antemao ja informar q para mim isso nao faz a menor diferença…ele é lindo o mesmo jetio!

  5. Chris Figueiredo 15/10/2010 às 5:18 pm #

    Oi Ana!Aos 4 meses de vida, apenas com a tosa, as orelhas do seu Yorkie não ficarão de pé. Eu precisaria ver o cão pessoalmente para afirmar se valeria a pena tentar fazer o curativo ou não …. Mas, se as orelhas caidas do seu Fiuk não te incomodam, deixe-as como estão!
    Bjo

  6. Flavi 25/10/2010 às 9:48 pm #

    As talas resolvem sim, só não vão resolver se não forem colocadas devidamente.

    😉

  7. gisa 21/11/2010 às 10:30 pm #

    Olá!Tenho uma yorkinha de 2 meses e meio,quando ela chegou aqui em casa as orelhinhas estavam meia caidinhas,coloquei as talinhas e já estão ficando em pé,lindasssssssssssssssss

  8. Carla 24/11/2010 às 8:24 pm #

    Meu york – Guri – lindo, lindo, lindo…
    As sus orelhinhas nao ficaram de pe e ele ficou muito mas charmoso assim…….
    Eu o AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. 30/11/2010 às 12:19 am #

    Olá… é muito bom encontrar muitas mães de yorkies para compartilharmos as mesmas dificuldades!!!
    Tenho um yorkie machinho, Raí. Lindo como o jogador saopaulino!! Acabou de completar seis meses e tentei muito deixá-lo com a talinha até há um mês atrás, mas as suas orelhinhas caíram no dia seguinte. Li a respeito e descobri que, quando estão trocando os dentes, as suas orelhinhas caem e depois deste período elas voltam a ficar de pé. A veterinária dele indicou tomar um suplemento a base de condroitina, que ajuda no enrijecimento da cartilagem, melhorando a firmeza das orelhinhas.
    Ele ainda vai começar a tomar, vamos ver se vai dar resultado. Conto a vocês quando obtê-los.
    Abraços e boa sorte a todas!!

    • Bianca 30/11/2010 às 8:59 am #

      Oi Rê, seja bem vinda !! Depois conta para nós como vcs estão se saindo !
      A minha Mel teve orelhas caindo e levantando vááárias vezes , sempre que a imunidade baixava, as orelhinhas caíam .. conseguimos resolver só com as faixas de micropore, mas tivemos que persistir por um tempo ( sempre dando um intervalo)… bom, boa sorte aí !
      beijo !!

      • 06/12/2010 às 2:43 am #

        Oi Bianca e essa resposta deve valer pra Ana também… logo depois que escrevi, dia 01/12, levei meu york pra tomar banho e fazer uma tosa higiênica no petshop… Vocês não vão acreditar… pedi que tosassem por completo os pêlos das orelhinhas e podem acreditar, o Raí LEVANTOU AS ORELHINHAS!!! Fiquei muito feliz!!
        Foi a 1ª vez que ele foi ao pet, pois sou eu que sempre cuido dele, gosto de dar banho escovar e sei que ele é bem levadinho, isso porque ele ainda é um bebezinho, acredito eu!! E por esse motivo, o rapaz que cuida dos babys peludos no pet feriu levemente um cantinho da orelha e raspou um pouco a pele da parte de dentro de uma das orelhas. Nessas horas a gente percebe o quanto amamos nossos bebês… me deu um aperto no coração!! Não foi nada grave mas fiquei chateada!! Se eu conseguisse eu mesma gostaria de fazer essa tosa… mas acho que vou levá-lo todo mês pra fazer essa higienização pra ver se ele se acostuma. O quê acham??
        Bjos,
        Rê.

      • Bianca 06/12/2010 às 8:44 am #

        Oi Re, acho que a tosa é a melhor solução, mais natural e mais prática!
        As vezes, mesmo com o tosador sendo cuidadoso, o cão pode se mexer muito e acabar ferindo a pele… mas se estiver em duvida, peça para assistir a tosa,espere no local, mude de tosador, até se sentir confortável, rs
        obrigada por compartilhar sua dica 😀
        beijos!

  10. Ivelise 01/12/2010 às 11:22 am #

    Eu acho que nnehum de nós gostaria se alguém maior e mais forte nos colocasse um esparadrapo colando nossas orelhas?????!!!!!!!!!!!!!!!
    Era só isso que eu queria falar!

  11. Alexandra Santos 22/12/2010 às 6:33 pm #

    Olá mães de York. Estou passando pela mesma situação com meu pequeno Yuri, de seis meses. Eu o comprei aos 3, com orelhinas caídas. Na semana passada conheci um de seus irmãos, que está com a orelhina de pé. Eu já tinha me convencido de deixá-lo com a orelha caída mas resolvi fazer a tosa. Não tiraram todo o pelo, só a ponta e, depois de 3 dias, já podemos ver a diferença. Ele é muito ativo e, mesmo em meu colo, parecia que estávamos matando o bichinha (pura manha). A veterinária também receitou cálcio, mas disse que, como ele come uma ração ótima, nem deve ser preciso tomar todos os comprimidos receitados. Vou esperar por uns 10 dias, mas acho que não será necessário tosar toda a orelhinha, acredito que elas subirão com esta tosa das pontinhas.
    Abraço a todas e Boas Festas.

  12. Priscila Lucena 25/12/2010 às 12:50 pm #

    Oi tenho um duvida que está me matando :/tenho uma york de 2 meses, quando eu a peguei estava com 45 diase tinha acabado de tirar as talas uma das orelhas ficou em pé e a outra caida 😦 estou aperriada pq desde que ela chegou coloco as talas e a orelha continua caida, se eu soubesse que ia ser assim eu não tinha deixado colocar a tala pela 1º vez deixaria caida, mas agora ta uma em pé a a outra dobrada e a oerelha dela está muitooooo tosada raspada mesmo e mesmo assim dobra não queria a bixinha com uma orelha em pé e a outra caida :/
    Devo continuar com as talas?? ou devo fazer o que?

    brigada bjus ;*

  13. Chris Figueiredo 25/12/2010 às 8:03 pm #

    Oi Priscila! Sua Yorkie está com apenas 2 meses … Ainda está em tempo da orelhinha dela ficar de pé! Alguns filhotes demoram mesmo para terem as orelhinhas com inserção correta.
    O curativo deve ser feito por um veterinário ou criador experiente, apenas na orelha caída, com fita cremer ou fita crepe.
    Deixe o curativo por uma semana e depois retire toda a fita … se voltar a cair, repita o curativo apos 3 dias. E não se esqueça de tosar os pelos das orelhas, ok?!
    Bjo

  14. dani 26/12/2010 às 5:51 pm #

    Meninas, tirei a tala dia 25(presente de Natal pro bebê!!) e achei que elas não estão na posição correta. Quando comprei a criadora disse que era para tirar a tala dia 25 e já estaria perfeita. Como deve ficar o aspecto da orelhinha? Vi ali a Chris falando que não basta serem retas, mas tb não podem ser muito abertas… Então como elas tem que ser? Help!!!!

  15. Priscila Lucena 26/12/2010 às 8:28 pm #

    Háá eu mesma estou fazendo o curativo a criadora me explicou e eu tbm assisti uns videos mostrando como fazer, então eu devo fazer só em uma orelha hum…. Eu to preocupada em deixar 5 dias pq eu soube que pode dar probleminhas na orelha dela :/ e com relçao ao tempo caso continue caindo, eu continuo tentando até ela completar quantos meses???

    Muito obrigada por tirar minhas dividas
    bjus ;*

    Há gostaria que vc me add no msn pq fica até mais facil deu tirar minhas duvidas pode ser???
    Prizinha_lucena@hotmail.com

  16. Chris Figueiredo 27/12/2010 às 7:58 pm #

    Priscila,
    A pessoa mais indicada para te ajudar é a criadora que te vendeu a filhotinha …. Ela saberá te informar como são as orelhas dos pais da sua Yorkie (cartilagem, inserção etc). Aqui no Sweet Angels, eu deixo o curativo por uma semana e tomo sempre o cuidado para não tampar com a fita Cremer a entrada do ouvido (desta forma você diminui o risco de uma infecção por fungos …).
    Qualquer dúvida, pode escrever para o blog que eu tentarei ajudar, ok?!
    Bjim

  17. Kelen 18/01/2011 às 9:39 am #

    Tenho uma York de 3 meses e 10 dias, me sinto enganada pois comprei minha york com pedigree e quando a busquei estava com a tala não detectei que suas orelhas eram enormes fora do padrão, porém amo ela demais para até efetuar uma reclamação, pois não seria capaz de devolvê-la.
    Então o que resta é continuar colocando a tala, pois sua cartilagem é muito mole.
    A talinha estava machucando pois ela cossa muito com as patinha até tirar… então acaba machucando e fico com dó.

    Ela já está empezinha, porém há momentos que ela desce completamente.

    Sabemos que existe cirurgia para o PETBULL nas orelhas… é possível fazer para corregir o tamanho da orelha do Yorkshire?

    Minha filhinha chama-se Daphne.

  18. dani 26/02/2011 às 9:46 pm #

    Oi Bianca! Meu bebê estava com as orelhinhas caídas e nada estava fazendo com que elas ficassem de pé. Já tinha feito de tudo para ver se dava certo até que encontrei esse video na net ensinando outra forma de entalar, diferente da que o veterinário estava fazendo. Não deu outra! Em uma semana as orelhinhas ficaram no lugar e o melhor, sem desconforto para ele! Vou deixar o link aqui para quem quiser aprender.

    http://www.canilemillys.com.br/fita.html

    Beijinhos!!!

  19. Vitoria 11/01/2012 às 4:32 pm #

    Parabéns pelo blog. Já fui criadora de yorks. Hoje não sou mais. Porém tenho a minha york Kika que é muito amada. Sou apaixonada por cachorros em especial por yorkshires.
    A minha fofucha deu a luz em novembro, são as coisinhas mais lindas do mundo.
    se quiser ver é só ir lá no meu blog.
    http://www.artesvariadas.blogspot.com/2012/01/minhas-paixao.html
    bjs

  20. Vitoria 11/01/2012 às 4:33 pm #

    Parabéns pelo blog. Já fui criadora de yorks. Hoje não sou mais. Porém tenho a minha york Kika que é muito amada. Sou apaixonada por cachorros em especial por yorkshires.
    A minha fofucha deu a luz em novembro, são as coisinhas mais lindas do mundo.
    se quiser ver é só ir lá no meu blog.
    http://www.artesvariadas.blogspot.com/2012/01/minhas-paixao.html
    bjs

    • Bianca 11/01/2012 às 4:59 pm #

      Oi Vitoria! Obrigada pelo carinho! beijos!

  21. talita 15/01/2012 às 1:36 pm #

    vou pegar meu cachorrinho depois que ele desmamar!Bom saber que tem que colocar telinha!

  22. Margareth Ferrão 21/01/2012 às 11:09 pm #

    Olá pessoal!

    Bom primeiro devo dizer que adorei os comentários…
    Tenho uma york com dois meses e meio, é a coisinha mais fofinha do mundo rsrsrs.
    Suas orelhas estão de pé,só que as pontinhas as vezes dobram para atrás.
    Coloquei a tala por alguns dias, colocava deixava três dias depois deixava uns dias sem a tala e quando via que estavam caindo colocava de novo. Agora eu mesma raspei as pontinhas das orelhas e já vejo a diferença, as orelhas ficaram bem em pé.

    • Bianca 23/01/2012 às 10:08 pm #

      Que legal Margareth ! Boa sorte com sua pequenina !!

  23. Vitoria 24/01/2012 às 9:14 am #

    As orelhinhas das minhas yorks não paravam em pé de forma alguma. Colocava tala, deixava uns dias, tirava deixava sem, mais uns dias. E assim foi, põe tala tira tala e nada. Li aqui sobre os pés de galinha. Fui na feira comprei meio kilo de pés de galinha. Cozinhei todos em uma panela de pressão. Deixei esfriar e depois coloquei na geladeira. Vira uma gelatina. Por uma semana dei para elas um pouquinho dessa gelatina uma vez ao dia, juntamente com a tala. É impressionante as orelhinhas ficaram em pé como num passo de mágica.

  24. Lis 30/01/2012 às 9:30 pm #

    Meu York hoje tem um aninho, no começo ele veio com talinhas e eu as trocava duas vezes por semana, mas reparei que ele estava com uma alergia e os pelinhos estavam caindo no lugar da fita adesiva. Resolvi tirar e hoje as orelhinhas são caídas, mas eu até gosto, sabe! O Cookie é o principezinho aki de casa!rs

  25. katia 13/02/2012 às 4:41 pm #

    oi gente tenho uma york de 3 meses coloco tala e fica uns dias e cai a cartilagem dela é muito fina sera que continuo a colocar a tala?

    • Vitória 14/02/2012 às 2:05 pm #

      Com relação as orelhas, quando a minha Kika pariu 3 filhotes, as orelhas não queriam ficar em pé de forma alguma. Colocava tala, tirava tala e nada. Comprei meio kilo de pés de galinha cozinhei e deixei de um dia para o outro e dispensei os pés de galinhas. Forma uma gelatina que é ótima para a cartilagem. Dei um pouquinho dessa gelatina por dia para eles por uma semana, além é claro de raspar as orelhas e funcionou, todos ficaram com as orelhinhas em pé.

  26. Angel 28/02/2012 às 12:32 pm #

    Quando meu Sky chegou em casa foi um trabalhão para deixar as orelhinhas do meu bebê em pé, tadinho ficou mais de um mês com a talinha. Mas depois disso as orelhas de sky nunca mais cairam.

  27. Gabriella Serudo 06/03/2012 às 2:50 am #

    A megan acabou de completar 4 meses, desde o dia que ela chegou eu coloco as talas, elas ficavam em pe e depois caiam, depois dos 3 meses, so uma ficava em pe, dai depois com os dias a que tava em pe caiu e a que ficava caida ficou em pé, agora ta uma em pé e outra caida, eu vejo que a orelha ainda ta meio mole, como se a cartilagem nao tivesse pronta, nao sei..mas eu queria saber a respeito dos pés de galinha, resolvem? beijos!

    • Renata 07/05/2012 às 5:17 pm #

      Minha York tem 3 meses, as orelhas estavam bem em pé, notei que da última vez que foi tomar banho n tosaram a ponta das orelhas, e elas voltaram a descer, aí agora tosei de novo e voltou a subir.
      Minha dúvida é, até quando terei que tosar as orelhas para não cairem??

  28. Keli 26/03/2012 às 9:41 pm #

    É fato que as orelhinhas podem voltar a cair quando eles começam a trocar os dentes? Acabamos de pegar nosso bebe (2meses e meio) e a criadora recomendou manter as talas ate completar 4 meses (a nao ser que seerceba as orelhas firmes antes) por conta da troca de dentes. É fato? Vi que o periodo sugerido pelo artigo é bem mais cedo…

  29. SELMA ADRIANA DARIO REIS 19/04/2012 às 4:49 pm #

    Oi pessoal ,Também tenho um york chamado Marley .ele usou as talinhas ate os seis meses e suas orelhas não ficaram em pé de jeito nenhum por fim assumimos suas lindas orelhas como são e não o amamos menos por isso ao contrário ele é a alegria de minha família

  30. Wesley 23/04/2012 às 1:25 am #

    ooi gente, minha york tem 4 meses e usei talas no segundo mes mas só deixei 3 dias e tirei, entao os pelos da cabeça dela cairam e agora ta demorando pra nascer… e todo mundo diz que ela nao é york pelos pelos serem pequenos, mas ela arrecem é uma bebe… ainda posso botar a tala? e deixar quando tempo?

  31. Liana Carneiro 14/05/2012 às 2:00 pm #

    oi pessoal, estou comuma coisinha mais FOFA DO MUNDO MINHA LILLY, esta com 3 meses e veio com as talas na orelhas do canil, mas assim que ela chegou em casa fomos ao vet. e ela estava com sarna de orelha (afffiii)… fiquei muito triste pq precisei tirar as talinhas e tive que cuidar com medicamentos. Mas agora ela esta bem e a vet colocou as talas, mas as talas parecem que estão caidas pra frente e não em pé como vejo nas fotos… estou preocupada pq estou com medo da posição ficar errada!!!
    gostaria de uma informação por favor!!!
    obrigadinha Liana e Lilly.

  32. Liana Carneiro 15/05/2012 às 9:26 am #

    Bom dia!!! ontem passei aki e deixei uma pergunta a vcs amigos, mas como coração de mãe nã aguenta levei minha Lilly no veterinario que colocou a talinha nela, e claro estava errada 😦 além de machucar muito as orelhinhas dela pra tirar ficaram caidas e pra frente… CHOREI MUITO POR DÓ DA DOR QUE ELA SENTIU E POR ACHAR QUE ESTAVA FAZENDO O BEM JÁ QUE ESCOLHI ESSE VET. NO MAIO SHOP AKI DA REGIÃO AFFFIIII tudo errado…
    A Lilly já esta com 3 meses e nem sei mais se dá tempo de por talas, vou esperar pra ver pq no momento só quero que o ferimento das orelhinhas fiquem boas logo e quanto a posição nem sei pq está caída e pra frente muito estranho… enfim se poderem me dar uma ajuda estou esperando!
    bjokas Liana

  33. Felipe Marques 15/05/2012 às 9:04 pm #

    Olá, eu tenho um york de 4 meses, ele se chama billy, quando eu comprei, ele ja estava com a talinha nas orelhas. e eu trocava após 3 dias sendo que ela ficava em pé e eu ficava super alegre, e depois de algumas horas ela caía novamente. E isso se repete até hoje rs’ iai mamães o que eu faço ? bjos

  34. Izabela 16/05/2012 às 1:26 pm #

    Olá pessoal! Adoro o blog! Leio desde que minha Maggie chegou em casa! Ela está com 4 meses agora e desde o primeiro dia decidi que não a incomodaria tentando deixar as orelhinhas em pé! Ela é muito fofa com as orelhinhas assim caídas. E também fiquei com medo de infecções e problemas no ouvido! Então assumimos as orelhinhas caídas e estamos muito felizes!

  35. Paula 07/06/2012 às 5:32 pm #

    Que linda! Não tem como olhar para essas fotos e dizer que não está fofa! E ela dormindo?? Parece de pelúcia! Acho que a tala resolve alguns pontos e outros não! Mas isso também depende de cada cão. Eu sempre via os Yorks com as talinhas e não sabia para que serviam!

    Mil beijos!

Comentários encerrados.