Quando dar banho no filhote?

24 fev
 
Olá! Tenho um yorkshire com dois meses e gostaria de saber se já posso dar banho uma vez por semana pelo menos da cabeça para baixo, para evitar o cheiro característico.
Grata pela atenção dispensada ,
Isabel
 
 
Oi Isabel!
Para levar para banhos no pet shop, o filhote precisa ter completado o ciclo de vacinas, o que não deve ser o seu caso pois seu cão tem apenas 2 meses.
 
Filhotes tem a imunidade baixa, e por isso é necessário verificar com o seu veterinário . Para dar banho em casa, dependendo do animal alguns casos são permitidos após as 8 semanas. O banho deve ser dado em dias quentes, sempre com agua morna e produtos específicos  para cães, para não causar irritação nem alergia . O ideal é você verificar com o seu veterinário, pois depende de cada cão e ele saberá informar a respeito do seu filhote.
 
Alguns veterinários recomendam dar um banhinho apenas com algodão umedecido em água morna. Outra alternativa é utilizar aqueles lencinhos umedecidos ou um produto para banho a seco . Eu tenho um da Pet Society que se chama fluido desembaraçador. Ele auxilia na remoção dos nós, ao mesmo tempo em que aumenta o brilho e a maciez da pelagem ( e tem um cheirinho bem suave ). Este produto é indicado para animais com idade superior a 4 semanas . Converse com seu veterinário e veja qual a melhor opção para você!
 
Outra informação importante  que encontrei aqui – não é o seu caso, mais achei interessante lembrar- é que filhotes que ainda mamam podem ser rejeitados pela mãe caso sejam utilizados no banho shampoos ou perfumes muito fortes. Considerando que o faro dos cães é muito superior ao nosso, qualquer perfume pode ser um risco para o filhote! As mães cuidam da higiene dos filhotes, e qualquer intervenção humana pode atrapalhar.
 
 
Caso seu cão esteja “liberado” para o banho em casa, confira aqui dicas de como fazê-lo!
 

14 Respostas to “Quando dar banho no filhote?”

  1. mayara 15/01/2012 às 9:43 am #

    Olá, comprei um Yorkshire micro o “MAX” ele tem 70 dias, chegou aqui em casa há 4 dias, no começo do primeiro dia ele era bonzinho, não chorava, comia a ração, bebia água, mas quando chegou a noite e fui dormir, ele não parava de chorar, passou a noite toda chorando, não resisti e coloquei ele na minha cama só assim ele dormiu, agora ele não sai de perto de mim, se deixo ele sozinho ele chora muito. O que posso fazer para que ele durma na caminha dele e coma a ração? Agora ele chora por tudo, até durante o dia, me persegue, chora até coloca-lo nos braços. Ele também não faz as necessidades no jornal, já coloquei em prática todas as técnicas, desde pingar no jornal o estimulador para ele fazer xixi até dar broncas, mas ele faz fora do jornal, toda vez em um lugar diferente. Quando ele faz fora eu brigo e levo ele até o jornal e fico com ele la, mas ele não entende. Limpo o local que ele fez xixi com um produto especial para ele não voltar a fazer lá, mas ele escolhe outro lugar. Me ajudem. Obrigada.

  2. talita 15/01/2012 às 1:27 pm #

    Ola.
    Meu nome é talita e ganhei um cachorrinho,vou pegar ele depois que ele desmamar.Quando posso dar banho nele?Obrigada!

  3. Rarime 16/01/2012 às 11:44 am #

    Oi meu nome é Rarime tenho uma cachorrinha da raça cocker e ta muito dificil de ensinar ela a fazer as necessidades no lugar certo oq eu poderia fazer??????

  4. Priscilla 16/01/2012 às 11:19 pm #

    Olá estou com várias dúvidas, quero deixar a orelha do meu york em pé. mas quero saver se vai doer? e fita adesiva esparadrapo? não vai grudar no pêlo.

    • talita 18/01/2012 às 10:09 am #

      Ola Priscilla!
      Ja falamos sobre as orelhas do seu york de uma olhadinha no link abaixo:

      O yorkie e suas orelhas

      beijos

  5. Flor Chilena 16/01/2012 às 11:20 pm #

    MUITO BOM

  6. Izadora Costa 11/02/2012 às 12:12 pm #

    Gente, meu york é super fofo e bem cuidado, sempre o levo no pet shop, mas vezes, gosto de dar banho em casa pois não passo muito tempo com ele e ultimamente ele não me deixa dar o banho, fica querendo me morder, alguém tem dicas legais para que eu possa voltar a dar banho no meu baby? Ele vai fazer 2 aninhos em breve.

  7. Margarete Ribeiro 16/02/2012 às 2:37 pm #

    Adoro teu blog!!!
    Minha York “Belinha” é maravilhoa, está sempre pertinho de mim!
    Belinha é calminha, fofa, e não late!!!
    Quando minha linguiçinha “Fadinha” sai latindo, Belinha corre do lado ou foge, dependendo da situação!! Será porque tem apenas 14 meses???Conheço alguns yorks que não param de latir, são agressivos…

  8. amarildo 25/03/2012 às 12:58 pm #

    ola,tenho um filhote de yorksashire tm 40 dias ,posso dar mel puro para ela

  9. gabriela 05/04/2012 às 10:28 pm #

    eu tenho uma femea ela deu cria. quando e apartir de que dia posso dar banho neles?
    e desde quando eles desapegao do leite da mae para da lo?

Comentários encerrados.